Carros elétricos vs carros comuns: vantagens e desvantagens dos modelos

 Carros elétricos vs carros comuns: vantagens e desvantagens dos modelos

O século XXI trouxe importantes avanços tecnológicos, principalmente no setor automotivo, que viu os carros comuns perderem espaço para os modelos elétricos. A poluição tornou-se uma das grandes preocupações da humanidade. De acordo com pesquisa realizada em 2015 pela revista científica The Lancet, a cada seis mortes, uma foi causada pela poluição. No mesmo ano, mais de 70 mil pessoas morreram em decorrência de problemas com a poluição do ar no Brasil.

Com tal cenário, muitas montadoras precisaram adaptar seus carros. Os movidos à gasolina e à diesel, por exemplo, poluem mais, principalmente por serem derivados do petróleo. A alternativa sustentável encontrada por elas, então, foi a produção de veículos elétricos. Entenda suas diferenças em relação aos carros comuns.

[tribulant_slideshow gallery_id=”68″]

CARROS ELÉTRICOS

Os carros elétricos são mais vantajosos por serem incrivelmente menos poluentes. Eles são considerados como veículos “zero emissão”. O que isso significa? Eles não emitem ruídos (poluição sonora), gases de efeito estufa (como o Gás Carbônico) e nem outros poluentes. Além disso, eles costumam receber incentivos governamentais que incidem diretamente no seu preço. O ROTA 2030 (programa de incentivo ao setor automotivo) prevê que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos elétricos pode chegar a 7%, ao contrário dos comuns, que pode chegar a cerca de 25%.

CARROS COMUNS

Os carros comuns (que utilizam combustíveis fósseis), por sua vez, são mais poluentes. Entretanto, eles também possuem suas vantagens. Uma delas é a autonomia maior na hora de dirigir. Enquanto um elétrico pode andar cerca de 160 km antes de precisar de uma nova carga, os comuns podem chegar a até mesmo 600 km (no caso de utilitários leves que são abastecidos com gasolina). Além disso, o abastecimento dos comuns demora minutos, enquanto a carga de um carro elétrico demora horas. Por isso, podemos dizer que os carros comuns são mais práticos.


Compartilhe