No Brasil, a paixão por carros e o amor pelo futebol trafegam juntos; saiba quais carros foram lançados em ano de Copa e os seus diferenciais.
Em quase todas as edições do principal torneio futebolístico de seleções do planeta, as montadoras aproveitaram o clima acalorado para lançar modelos novos ou versões de seus maiores sucessos inspirados na Copa. Abaixo você pode conferir os modelos que marcaram essa época tão empolgante.
Apesar da pretensão de emplacar no mercado um verdadeiro carro fenômeno para a época, a Volkswagen fabricou apenas 3.000 unidades deste modelo. O Gol Copa era equipado com um motor 1.6 de 51 cv de potência em conjunto com uma carburação dupla.
Os detalhes tornavam o veículo diferenciado, como o tom Azul Copa Metálico, para-choques da mesma cor, faróis de milha, volante do Passat TS, um friso preto entre as lanternas traseiras, alavanca do câmbio em formato de bola de futebol e a famosa inscrição “COPA”.
Em 1990, foi a vez da General Motors reinventar um de seus veículos mais vendidos da época para homenagear a Copa daquele ano. Após avaliar o que poderia ser feito, foi desenvolvido o Kadett Turim, que se tratava de um modelo semelhante ao GS, mas com valores de uma versão mais simples como a SL/e.
O cinza prateado que brilhava na lataria, fazia um belo contraste com os frisos laterais em um tom mais fosco; painel era marcado por um conta-giros e um relógio digital ao centro; os faróis com temporizador automático deixavam as pessoas encantadas. Mas era o detalhe do aerofólio traseiro que realmente chamava atenção.
Doze anos após o lançamento do primeiro Gol Copa, a Volkswagen fez história mais uma vez. Uma nova edição do clássico, agora repaginada e com 6.000 unidades disponíveis, foi lançada e fez a alegria dos consumidores.
Desta vez, a montadora optou por um volante esportivo, adicionou um aerofólio, faróis de longo alcance e lanternas fumês semelhantes às do Gol GTI. O motor 1.6 tornou-se surpreendente para aquele período, pois era capaz de atingir 100 km/h em apenas 12,01 segundos. A cor, por sua vez, foi marcada pelo azul celeste.
Ainda que o Gol Copa tenha feito muito sucesso, seu principal concorrente foi o Monza Club da General Motors. O mercado ficou dividido entre o clássico da VW com exemplares limitados e o lançamento da GM que vinha equipado com um motor 2.0 com 110 cv, modelo que impressionava atingindo 174 km/h.
O Monza Club teve duas fases. Na primeira, o veículo possuía a cor vinho com retrovisores no mesmo tom, rodas aro 13, para-brisa degradê, banco com listras vermelhas e frisos vermelhos no para-choque.
A segunda fase, por sua vez, vinha na cor azul cezanne, lanterna dianteira cristal, rodas aro 14 modelo Classic e para-brisa degradê. Além disso, o modelo contava com lanterna traseira fumê, regulagem de altura dos faróis, freio a disco no eixo traseiro, banco com listras vermelhas, trava e alarme.
Novamente, a Copa não passou despercebida pela GM, que lançou a S10 Champ. A caminhonete saía de fábrica já equipada com um motor V6 4.3 e sua potência máxima atingia fantásticos 180 km/h. Vale lembrar que a tração traseira atraiu muitos compradores.
As listras amarelas adesivas na lateral completavam a identidade aventureira da S10 Champ. Outros itens de série chamavam atenção, como o ar-condicionado, direção hidráulica, alarme com controle remoto e volante revestido em couro preto.
Embora a General Motors tenha lançado um veículo grande para a ocasião, os menores não foram esquecidos. Foi lançado naquele mesmo ano a versão da Pick Up Corsa Champ, que possuía adesivos amarelos nas laterais, assim como a S10.
Para além do visual, o automóvel possuía valiosos itens de série, incluindo direção hidráulica, vidros elétricos e conta-giros.
Nos anos seguintes, a cada edição da Copa, muitos outros modelos foram lançados e você pode conferir em breve na Parte 2 (2002-2022).
Leia também: Carros lançados em ano de Copa: Parte 2 (2002-2022).
Leia também: Carros lançados em homenagem à Olimpíada.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho