A higienização do veículo impede o acúmulo de resíduos nas peças internas e externas. Assim, saber como lavar o carro em casa torna-se uma mão na roda.
Quem não gosta do famoso cheiro de carro novo? Para preservar esse aroma único e inconfundível, é preciso tratar a higiene do veículo como uma das prioridades. Com o tempo, naturalmente, o cheiro se perde, mas você pode aumentar ou diminuir esse prazo conforme a frequência e a qualidade da limpeza.
No entanto, para além da questão do odor, é também à saúde onde o nosso foco deve se direcionar quando abordamos esse tema. Afinal, rodando ou não, o veículo gradativamente acumula uma série de resíduos, entre eles bactérias nocivas à nossa respiração, por exemplo.
Portanto, não apenas pelo conforto e agradabilidade do olfato, saber como lavar o carro em casa pode ser um ótimo trunfo para manter a saúde em dia com higiene e, por que não, diversão.
Continue a leitura e anote nossas dicas!
Primeiramente, escolha um local apropriado para fazer a higiene do seu carro. Evite ficar sob sol forte, nem em lugares movimentados, para não haver riscos de acidentes. Além disso, não é recomendado lavar o veículo com motor quente, pois a alta temperatura – somada à ação dos produtos de limpeza – pode deteriorar a pintura.
Importante também ter atenção à ordem certa para a atividade, começando pelas partes mais altas, e ir descendo ao longo do procedimento. Use panos e flanelas para tirar a poeira e secar a lataria; para sujeiras mais densas, sobretudo nos pneus, tenha em mãos uma esponja.
E lembre-se, antes de tudo, de verificar a origem de seus produtos. Descarte qualquer item de procedência duvidosa.
Começamos pela cera. Responsável por dar brilho e proteger a pintura do veículo, ela deve ser aplicada por meio de movimentos circulares. Após essa etapa, é preciso esperar que ela seque totalmente para se obter bom resultado. Existem três tipos de cera: pastosa; líquido, e em spray.
Partimos agora para o limpa-vidros, que, como o próprio nome diz, atua na higienização dos vidros do veículo. A respeito desse item, tenha atenção para impedir a formação de manchas após sua aplicação.
Os pneus, por sua vez, requerem o uso do chamado pretinho. Esse produto oferece uma aparência de brilho e impede o ressecamento da borracha.
Nunca é demais reforçar a importância de se economizar o máximo possível de água durante o processo de como lavar o carro em casa. Para isso, vale seguir as dicas abaixo:
Agora que você já sabe como lavar o carro em casa – externamente -, partimos para o lado de dentro.
Inicialmente, é bom tirar todos os pertences de dentro do carro, incluindo o lixo. Depois, limpe toda a sujeira concentrada nas janelas, no console e no painel. Por fim, deixe as portas abertas para ventilação.
Com o tempo, o painel se deteriora devido à poeira e ao efeito do sol sobre ele. Para evitar esse desgaste, é recomendado utilizar silicone para o painel. Um cuidado extra a ser tomado é em relação aos bancos, principalmente se forem de couro. Nesse caso, uma boa opção é aplicar hidratante de couro para limpá-los e manter sua aparência.
Já os bancos de tecido podem ser aspirados e, depois, limpos com uma espuma multiuso. Esse produto também é responsável por tirar a sujeira do teto e da parte interna das paredes.
Bem como a higienização via lavagem, é aconselhado que outros hábitos sejam colocados em prática a fim de manter o veículo limpo e em bom estado. A começar por não comer dentro do carro e não entrar com o pé tão sujo. Ter um saco de lixo também certamente irá ajudar nesse cuidado diário.
Além disso, é ideal ter um pano sempre por perto para eventualidades passíveis de gerar sujeira. Não apenas um pano, mas sobretudo um kit limpeza é totalmente indicado.
Por fim, a exemplo da lavagem, não demore a higienizar seu carro novamente!
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho