Os amantes de distintos veículos estabeleceram inúmeras feiras de exposições e encontros ao redor do globo. Conheça os principais deles.
Reunindo apaixonados pelo setor automotivo em um único local, as feiras de exposições e encontros de carros, além da sensação de comunidade, movimentam o mercado. Você conhece os principais eventos desse setor no mundo?
Haja vista a grande importância do mercado brasileiro para a indústria automotiva como um todo, era de se esperar que surgissem aficionados por carros no País.
A partir desse contexto, foram criados eventos que pudessem acompanhar a criatividade nacional, lançamentos mundiais e, ainda, a exposição de vários modelos raros e colecionáveis.
Confira uma breve lista com as principais conferências no Brasil.
O Salão do Automóvel não é apenas a mais significativa exposição de carros do Brasil, como também da América Latina. Com repercussão mundial, ele é classificado como o terceiro maior evento mundial no segmento.
Iniciado em 1960, no Ibirapuera, ocorre até hoje em solo paulistano.
Desde suas primeiras edições, o Salão é palco para o lançamento de diversas inovações, que, muitas vezes, podem trazer reviravoltas ao mercado. Além de apresentar grande relevância econômica, o evento consegue conectar em primeira mão consumidores e admiradores a novidades únicas, muitas delas passíveis de circularem pelas ruas dali a certo tempo.
O pavilhão de exposições do Anhembi foi inaugurado em 1970, justamente para o acontecimento. Hoje, devido à sua grandiosidade, ele passou a ocorrer no São Paulo Expo, local com 90 mil m² de área interna, mais 10 mil de externa.
A convenção também já chegou à era digital, com presença notória nas redes sociais.
Para os amantes de carros antigos colecionáveis, o Brazil Classic Show não é novidade alguma. Acontece em território mineiro desde sua inauguração, reunindo uma ampla gama de automóveis clássicos.
Consolidado como evento cultural, também é uma excelente opção para um passeio em família, de modo a aprender parte da história do Brasil pela ótica do automobilismo.
Além disso, sempre há novidades no modo de apresentação, com cenários e disposições criativas, buscando algo interativo.
A Automec, por sua vez, tem proposta um pouco mais específica, exibindo as mais recentes inovações da indústria de manutenção de automóveis. Por isso, ela é focado para as empresas e profissionais do setor; mas todos aqueles interessados em cuidados mecânicos são bem-vindos.
Ela também é conhecida como Feira Nacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços. A edição de 2021 está prevista para ocorrer de 9 a 13 de novembro, no Expo Center Norte, dependendo da situação da pandemia de Covid-19 até lá.
Diferentemente da maioria dos demais encontros brasileiros, a Autonor, como indica, acontece sempre no Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Outro diferencial é o tema: as tendências e inovações do automobilismo, nem sempre se pautando apenas nos carros em si (sua imagem, digamos), mas em todos os seus componentes.
Existente desde 1999, a Autonor é uma excelente opção para quem vive longe do Sudeste e possui interesse pelo tema.
Depois do cancelamento da versão de 2020 por causa da pandemia, também já possui data definida para o ano de 2021, de 15 a 18 de setembro. Isso, é claro, se não forem necessárias novas alterações, dada a imprevisibilidade do cenário da Covid-19.
Mais um imperdível evento para quem ama veículos antigos, o AutoShow Collection reúne dezenas de autoclubes do estado e milhares de visitantes de todo o Brasil. Nos últimos anos, ocorreu mensalmente, sempre na primeira terça-feira.
Tradicionalmente, o local escolhido é o Sambódromo do Anhembi e, além dos carros de colecionador, também há motos e um setor especial para tuning, isto é, modificação.
O Autoshow Collection é aberto ao público, com ingressos a partir de 15 reais.
Obviamente, se a quantidade de eventos automotivos já é enorme no Brasil, no exterior ela se intensifica, sobretudo em países pioneiros na área.
A Itália, por exemplo, foi por muito tempo, indiscutivelmente, o local de maior destaque para esse tipo de episódio.
Até hoje, a Europa tem grande visibilidade e realce no assunto; porém, nos últimos anos, outros locais vêm ganhando certa notoriedade em suas conferências, como a China.
Confira alguns dos mais disputados e renomados eventos estrangeiros.
Atraindo inúmeros visitantes internacionais, o Geneva Motor Show teve início em 1905, há mais de um século. As empresas e fabricantes de maior destaque sempre marcam presença, permitindo que os convidados vejam o lançamento de novidades especiais.
Um atrativo do evento que ocorre em Genebra, na Suíça, também é descobrir qual modelo leva o prêmio “carro do ano”.
Em função da pandemia, a edição de 2021 foi cancelada. A tendência é que a programação retorne no próximo ano, ainda sem data definida.
O maior evento de carros do Reino Unido, o London Motor Show apresenta as diversas novidades tecnológicas do ramo.
Quando ainda era chamado de “London Motorfair”, de 1977 a 1999, a feira ocorria semestralmente no Earls Court Exhibition Centre, um centro de artes que funciona como sala de espetáculos.
Depois disso, houve um hiato até 2016, quando voltou à ativa anualmente, seguindo até hoje, em estabelecimentos distintos da capital inglesa, Londres. A próxima edição está marcada para julho de 2021, após ter sido cancelada a do ano anterior devido ao novo coronavírus.
Anteriormente conhecido apenas como Frankfurt Motor Show, o evento ocorrido uma vez por ano na Alemanha dividiu-se em duas etapas: veículos comerciais passaram a ser exibidos na cidade de Hanover, enquanto os de passeio continuaram em Frankfurt.
Entretanto, nos últimos anos houveram novas mudanças de local. A edição de 2021, por exemplo, ocorrerá em Munique, de 7 a 12 de setembro.
Essa feira também costuma marcar o lançamento de alguns veículos.
Uma das feiras de automóveis mais famosas da lista, o Goodwood Festival of Speed ocorre em um longo final de semana em Chichester, no Reino Unido.
Contando com extravagância para celebrar o automobilismo, os modelos presentes variam desde clássicos, passando pelos supercarros modernos, até Fórmula 1.
O visitante pode assistir à emblemática corrida na pista e, ainda, dar uma olhada em promessas automotivas para o futuro, no laboratório de exposição.
A próxima edição está marcada para 8 a 11 de julho de 2021, com ingressos já à venda.
Por fim, chegamos ao nosso representante asiático, cujas edições ocorrem a cada dois anos em Shangai, na China. A de 2021 ocorreu entre 21 e 28 de abril.
Embora a presença chinesa no mercado automotivo tenha recebido mais atenção nos últimos anos, o evento já tem certa idade, inaugurado em 1985.
A diversidade de modelos expostos é enorme: veículos de passeio, comerciais, esportivos, ônibus e caminhões. Além disso, praticamente todo componente automotivo também está presente na exibição.
O Auto Shangai apresenta novos designs e projetos; partes mecânicas, elétricas e estruturais; acessórios; produtos de manutenção e reparo, entre outros.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho