Cresce o setor de remanufatura

 Cresce o setor de remanufatura

Não é novidade que o mercado de autopeças foi bastante afetado pela crise. Mas, épocas difíceis forçam o mercado a se reinventar e buscar, muitas vezes, soluções dentro de si mesmo. Esse cenário pode ter sido um dos grandes contribuintes para o aumento de 10% anual do mercado de remanufaturados.

A remanufatura é um processo que consiste em desmontar um produto usado, limpar suas peças, reparar danos, aprimorar e remontar. Atualmente, segundo a ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, o volume médio de matérias-primas, como alumínio e ferro, recuperadas pelas empresas associadas é de aproximadamente 2,6 mil toneladas por ano. “Quem faz uso do remanufaturado colabora para a preservação do meio ambiente e tem uma manutenção mais segura, confiável e econômica, pois o produto remanufaturado é mais barato do que um item novo. A aplicação do remanufaturado também ajuda a estender a vida útil do veículo”, comenta Jefferson Germano, o presidente da entidade.

Cresce o setor de remanufatura_blog

Todas as etapas do procedimento são feitas dentro das instalações do fabricante original. Quando a peça chega à fábrica, é realizada uma restauração, que inclui a desmontagem de componentes, inspeção e lavagem de todas os itens. Aquelas partes que não são mais úteis têm um descarte consciente, que considera todas as leis ambientais. Depois disso o produto ainda passa por testes finais de qualidade, que vão garantir que ele volte ao mercado com certificado de originalidade, procedência e propriedades de um novo.

Alguns dos fatores que atrasam um crescimento ainda maior do setor são as dificuldades de implantar logística reversa e a alta tributação, por exemplo. A primeira garante que peças usadas retornem para a indústria e tenham seu devido fim. Já a segunda se refere à falta de incentivos para a movimentação desse tipo de produção.

As tendências no país que enfrenta dificuldades econômicas e que se preocupa cada vez mais com um consumo sustentável apontam para que esse crescimento cresça exponencialmente. E você, como acha que a remanufatura de autopeças impacta no mercado?

Compartilhe