Tanto o CRV quanto o CRLV são documentos do carro, e uma letra faz toda a diferença.
Na hora de comprar um veículo, é normal que ele esteja praticamente idêntico ao anúncio, em perfeitas condições de uso, de conservação, com itens originais e de fábrica, manutenções em dia etc.
Parece perfeito, certo? Mas se esse mesmo veículo não estiver com a documentação em dia, o negócio pode ir por água abaixo ou dar muita dor de cabeça ao novo proprietário.
Por isso, viemos explicar o que são o CRV e o CRLV, documentos cruciais, especialmente na compra e venda de um veículo.
O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é registrado junto ao Departamento de Trânsito e serve para comprovar a existência do automóvel. O proprietário recebe esse documento assim que o emplacamento do veículo é realizado.
Nele constam informações referentes ao ano de fabricação, cor, placa, modelo, número do Renavam e afins. Um novo CRV deve ser emitido obrigatoriamente quando:
O Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) somente é expedido caso o proprietário tenha pago todos os impostos (IPVA e taxas de licenciamento, como o DPVAT). Portanto, é um documento renovado anualmente e que atesta se o carro está apto a trafegar dentro da lei.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a versão original e atualizada do CRLV deve ser obrigatoriamente carregada dentro do veículo de maneira obrigatória.
Do contrário, em situações nas quais o condutor é parado em uma blitz de trânsito sem esse documento, por exemplo, há uma penalidade de 7 pontos na carteira, além de R$ 300 em multa, configurando infração gravíssima.
Desde 2020, o CRLV possui uma versão digital, facilitando a vida dos condutores que, muitas vezes, não estão com a versão física em mãos e acabam sofrendo as consequências mesmo se todas as contas estiverem pagas.
Após o pagamento anual das taxas de licenciamento, o certificado fica disponível para download e impressão no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou no próprio site do Detran de seu estado.
É indispensável levar consigo o documento impresso ou na versão digital para evitar prejuízos desnecessários.
Agora que você já compreendeu a diferença entre o CRV e CRLV, além da importância de cada um dos documentos, não vacile. Tenha-os sempre em mãos para evitar problemas.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho