Já pensou em encher o tanque do seu carro fritando um ovo? Não é apenas uma invenção maluca, mas sim realidade. Trata-se de uma máquina doméstica que transforma óleo de cozinha usado em biocombustível.
A processadora converte até 50 litros de óleo em biodiesel, o que gera cerca de 16 galões, utilizados tanto em motor convencional quanto em motor a diesel. O negócio começou a crescer em 2007 quando recebeu incentivo do governo inglês, ano em que a lei mudou e cidadãos passam a poder produzir até 2500 litros por ano sem pagar nenhuma taxa. A criação já ultrapassou as fronteiras e conquistou Grécia, Sérvia e Espanha, três maiores mercados hoje.
Para ter o equipamento em casa é necessário desembolsar cinco mil dólares, mas a empresa afirma um custo de apenas 55 centavos por galão. Alguns usuários já dirigem 1200 km mensais apenas fritando batatas, com um custo de 80 reais. Se você quiser ter um desse, entretanto, já avisamos que o custo de transporte não é muito baixo. Hansen promete que em breve o produto deve chegar de forma mais acessível a países da América do Sul, para nós basta esperar.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho