FLUIDO
Entenda porque algumas trocas devem ser feitas simultaneamente
Tipos: DOT 3, DOT 4 e DOT 5.
O que é?
Um líquido especial para ser usado no sistema de freios do carro. Sua principal função é transferir a pressão exercida sobre o pedal até as pastilhas do freio.
Funcionamento
O fluido percorre tubulações internas do sistema de freio. Essa tubulação leva o fluido até as rodas, acionando as pastilhas e lonas. Além disso, ele é responsável por lubrificar e evitar a corrosão do sistema.
Vale lembrar
DOT 3 é o tipo de de fluido mais econômico, com ponto de ebulição mais reduzido; DOT 4 é o fluido mais usado pelas montadoras, e também conta com ponto de ebulição reduzido; DOT 5 é composto de silicone, não absorve água, e tem ponto de ebulição estável.
Quando deve ser substituído
É aconselhável a substituição preventiva do fluido de freio uma vez por ano ou a cada 10.000 km rodados.
PASTILHA
Entenda porque algumas trocas devem ser feitas simultaneamente
Tipos: Sinterizadas (metálicas) ou orgânicas (resinadas)
O que é?
Umas das principais partes do sistema de freio a disco, responsável por 70% do processo de frenagem.
Funcionamento
As pastilhas convertem a energia cinética (movimento do carro) para energia térmica por meio do atrito com o disco do freio, fazendo com que a roda e, consequentemente, o veículo percam velocidade. Elas ficam alojadas na pinça de freio e são acionadas
Quando deve ser substituído
A troca das pastilhas é de extrema importância para segurança do condutor e dos passageiros. É indicado a revisão a cada 5.000 km rodados. Já a troca é obrigatória entre 30.000 km e 40.000 km rodados.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho