Você já ouviu falar em carbonização? Muito se discute sobre esse processo, desde as causas até como revertê-lo. Mas, o que muitos não sabem é que evitar que aconteça não é nada complicado e pode poupar uma dor de cabeça futura.
A carbonização é, basicamente, um acúmulo de resíduos, que acontece no motor, provenientes da queima incompleta de combustível ou do uso de combustível de má qualidade. Entre suas causas podemos citar o trânsito intenso, que faz o motor funcionar em marchas baixas, por exemplo, percursos curtos que impedem a máquina de atingir sua temperatura ideal de funcionamento, falta de manutenção preventiva, combustível adulterado e de baixa qualidade, entre outras. Seja qual for a origem, o processo se dá com o aquecimento do motor que, na ausência de bons produtos, fica cheio de carvão.
É fácil perceber que isso pode estar acontecendo com o motor ao perceber estouros no coletor de admissão ou escape, sentir perda de rendimento, sofrer com falhas e superaquecimento, além da marcha lenta ficar irregular. O mais garantido para evitar o problema é manutenção preventiva periódica. Além disso, é recomendável prestar atenção a qualidade do combustível e tentar não usar o carro para deslocamentos muito pequenos.
Caso o motor esteja carbonizado, não há o que fazer. É necessário desmontá-lo e limpar cada um de seus componentes. Estar bem informado é sempre muito importante, seja para cuidar bem do seu carro ou para ajudar seus clientes quando eles tem uma dúvida.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho