Procedimentos podem manter o estofado do carro limpo e impermeável por mais tempo.
Já sabemos que os componentes internos e externos do carro precisam de manutenções periódicas para manter seu bom estado e performance, principalmente em peças que envolvam óleos ou filtros.
Porém, uma manutenção menos falada é a dos itens que estão em constante contato dentro do carro, como os cintos, tapetes e, principalmente, os bancos.
Ao transportar passageiros, é importante manter o interior do veículo limpo e conservado. Fator este que também ajuda na hora de colocar seu automóvel à venda.
Confira na matéria de hoje algumas dicas simples de como conservar o bom estado estofado do carro.
Com o tempo, o carro começa a acumular impurezas vindas de diversos lugares, seja da poeira que entra pelo ar-condicionado e janelas, ou da sujeira que se acumula na sola dos calçados e fica nos tapetes. O hábito de comer dentro do veículo e não jogar fora as embalagens e lixos também contribui para isso.
Algumas cargas pontiagudas e/ou pesadas podem descosturar, desfiar e rasgar o estofado do carro; o mesmo também pode ocorrer carregando animais de estimação fora da caixa (o que não é recomendado).
Assim, além de desvalorizar o veículo no futuro, o mau cheiro e a presença de insetos e ácaros se fazem presentes, poluindo a cabine e gerando mau-estar no motorista e nos passageiros.
Primeiro, antes de realizar qualquer limpeza profunda, é necessário jogar fora os lixos superficiais, como embalagens, papéis, plásticos etc. Depois, deve-se analisar o tecido que foi utilizado para fazer o estofado.
Dessa forma, você saberá quais produtos de limpeza utilizar em materiais como tecido de algodão, couro e materiais sintéticos.
Alguns produtos podem ser ácidos demais para o couro. Por isso, para esse tipo de material, são recomendados produtos mais neutros do que os usados em tecido.
Ainda falando do couro, alguns produtos podem criar uma camada hidratante e protetora, prevenindo seu envelhecimento. Muitos destes produtos são passados em higienizações profissionais.
Nestas, por exemplo, a prática de aspirar os bancos e tapetes, além de lavá-los e secá-los, é comum. E, para quem não tem tanto tempo para limpar seu carro no dia a dia, é um bom investimento.
Por fim, outra alternativa é a blindagem dos estofados, ideal para quem tem crianças e animais. Isso porque, além de proteger o banco de possíveis líquidos e manchas de sujeiras, também protege as costuras de desfiamentos e rasgos. Além disso, a blindagem mantém a higienização por mais tempo.
No caso de líquidos, a blindagem permite que líquidos não entrem no tecido, pois ele estará impermeável.
A limpeza interna e do estofado do carro é recomendada a cada 15 dias, podendo ser feita antes sem nenhum problema.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho