Famosa pelo design automotivo, Pininfarina fabricará carros próprios

 Famosa pelo design automotivo, Pininfarina fabricará carros próprios

Famosa pelo design de modelos marcantes da Ferrari, Alfa Romeo e outras montadoras, a Pininfarina irá começar a produzir seus próprios veículos a partir de 2020. Parte do grupo indiano Mahindra, a empresa italiana irá fabricar carros de luxo elétricos, que unirão extrema performance e alta tecnologia com as famosas linhas do estúdio.

Oficialmente batizada como Automobili Pininfarina, a nova montadora contará com ajuda do grupo Mahindra para entrar no mercado dos elétricos. Os indianos contam com uma grande experiência na área, principalmente por contarem com uma equipe na Fórmula E, categoria que reúne monopostos elétricos e o máximo da tecnologia nesse setor.

um carro da pininfarina

“Estabelecer a Automobili Pininfarina como uma marca de luxo sustentável será um sonho que se torna realidade. Irá combinar 88 anos de uma herança de design icônico com a competência no setor de veículos elétricos do Grupo Mahindra e de sua equipe de Fórmula E “, afirma Michael Perschke, CEO da nova montadora.

Sobre o seu primeiro modelo, a Pininfarina anunciou o codinome PF0. O hipercarro terá uma velocidade máxima de 400 km/h, com apenas 2 segundos para alcançar de 0 a 100 km/h. O alcance da bateria é de 500 km aproximadamente. A marca italiana irá revelar mais detalhes sobre o carro em 2019.

Fundado em 1930, na cidade de Turim, na Itália, o estúdio Pininfarina continuará funcionando de maneira separada à nova montadora. A marca tem uma história rica desde 1947, quando mostrou os protótipos do Alfa Romeo 6C 2500 S e o Lancia Aprilia no Salão de Paris.

O estúdio surpreendeu na década de 40 quando apresentou o Cisitalia 202. Ele acabou sendo o primeiro automóvel no mundo a ser permanentemente exibido no Museu de Arte Moderna de Nova York. Foi rotulado como “um dos dos oitos carros fora de série dos nossos tempos”. O fundador da marca, Battista “Pinin” Farina, disse na época que esse modelo foi uma reviravolta no design automotivo.

Com a nova montadora, os herdeiros de Battista Farina esperam manter o legado criado pelo designer italiano. “Esse projeto ajuda a minha família a realizar o sonho de meu avô de ver carros inovadores com a marca Pininfarina nas ruas”, disse Paolo Pininfarina, dono do estúdio.

Compartilhe