Inspeção veicular é suspensa por tempo indeterminado

 Inspeção veicular é suspensa por tempo indeterminado

A resolução que tornava obrigatória a inspeção técnica veicular no país inteiro foi suspensa por tempo indeterminado. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tomou a decisão após pedido dos Detrans, que exigiram que fosse rediscutido os requisitos e prazos para implementação.

A norma número 716/2017 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estava prevista para entrar em vigor até o final de 2019. A Inspeção Técnica Veicular seria exigida no processo de renovação do licenciamento e obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular.

“Estamos sempre atentos às demandas dos Detrans, que são nossos parceiros na fiscalização das leis de trânsito, e entendemos que esse processo precisa passar por um debate mais aprofundado, para que possamos aplicá-lo da melhor maneira possível“, disse em nota Maurício Alves, diretor do Denatran.

A inspeção técnica teria validade de dois anos, com início previsto para o dia 1ode julho, que era a data limite para os Detrans enviarem o cronograma necessário para organizar esse assunto. Por isso, os departamentos de trânsito estaduais pediram um prazo maior para organizar esse calendário.

A inspeção veicular está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só não tinha regulamentação no país inteiro até o ano passado.

Compartilhe