Luz ABS acesa no painel? Saiba o que isso significa
A princípio, o motorista ainda pode dirigir com a luz ABS acesa no painel, mas a recomendação é fazer o reparo o quanto antes.
Você consegue imaginar um mundo onde os freios ABS não existem? Pois essa era a realidade dos motoristas até 1978, ano da invenção deste sistema de segurança.
Porém, esse recurso era exclusivo para algumas montadoras, e ganhou popularidade no Brasil apenas em 1991, no Volkswagen Santana. Já a obrigatoriedade de instalação nos veículos só veio em 2014.
Em carros mais modernos, o sistema de freios ABS pode, eventualmente, piscar na central do veículo, apagando-se no painel. Ao longo da matéria vamos mostrar por que isso acontece.
Como funcionam os freios ABS?
A proposta do sistema ABS é garantir a segurança do motorista e dos demais passageiros na hora de frear o veículo de maneira mais brusca, a fim de mantê-lo sob controle. Ele também ajuda a diminuir a distância de frenagem em pisos com baixa aderência.
Os freios ABS funcionam através de sensores de rotação que percebem que a roda está prestes a frear, ajudando-as a não travar totalmente por meio da retirada de pressão do pedal feita pela unidade de comando.
Quando a frenagem é feita pelos freios ABS, o fluido de freio das rodas é redirecionado de volta para seu reservatório.
Como esse ciclo vai se repetindo diversas vezes, é comum o motorista sentir uma trepidação no pedal em modelos mais antigos. Já em veículos modernos, a trepidação é substituída apenas pelo barulho do trabalho do sistema.
Luz do ABS acesa no painel: por que ficar atento
O painel tem como sua principal função sinalizar problemas e alertas de todos os sistemas do veículo. Assim, os freios ABS possuem seu próprio ícone e, de vez em quando, costumam piscar para emitir um alerta para o motorista.
Mas afinal, o que isso significa? Quando a luz do ABS está acesa no painel, há um problema no sistema (do próprio ABS) que está atrapalhando o travamento das rodas em frenagens bruscas.
Então, ao contrário do que muitos motoristas pensam, o problema não está diretamente acontecendo no conjunto de freios do veículo.
Porém, ainda assim é necessário que o motorista – e até mesmo um profissional mecânico – separe um tempo para olhar o que há de errado.
Esse aviso também pode indicar um problema na central eletrônica do ABS, envolvendo fios rompidos, quebrados e, além disso, problemas nos sensores localizados nas rodas.
Ao levar o veículo à oficina, o mecânico será responsável por analisar o sistema ABS em um scanner especializado.
Embora a princípio você possa dirigir por aí com a luz do sistema ABS acesa no painel do carro, é recomendado que o condutor vá o quanto antes até a oficina. Se não for possível imediatamente, a orientação é conduzir com cautela, evitando freadas bruscas.
Leia também: Por que a frota de carros no Brasil está mais velha?
Compartilhe