Novo Ford Mondeo substitui geração do Fusion na China

 Novo Ford Mondeo substitui geração do Fusion na China

O novo Mondeo é um verdadeiro crossover de grandes sucessos da Ford e promete acertar em cheio o mercado chinês, mas a princípio não virá ao Brasil.

Após alguns vazamentos pelo Ministério dos Transportes da China, a Ford divulgou imagens oficiais que finalmente mostraram o visual do novo Mondeo. O sedã – correspondente à mais recente geração do Fusion – será comercializado apenas no mercado asiático, seguindo o estilo adotado pela montadora na região.

Batizada de “Progressive Energy in Strength” (em tradução livre “energia progressiva em força”), a filosofia de design do veículo atendeu às expectativas do público chinês, combinando elementos de outros modelos, como Evos, Fusion, Mustang, Equator e Equator Sport. O resultado disso é um estilo cupê quatro portas com vincos laterais bem delineados, ressaltando o capô com projeção frontal.

Já em relação aos modelos de performance esportiva, a essência da Ford é vista especialmente nas lanternas traseiras (que lembram a do Mustang), além do aspecto robusto do sedã.

Foto: Divulgação Ford

Particularidades do novo Mondeo

A atual versão apresenta 5 metros de comprimento, maior largura do que a geração passada e células paramétricas na grade dianteira. Os faróis full LED são integrados à armação escura que contorna o para-choque, enquanto as luzes diurnas em LED se conectam à grade estilizada.

As colunas e o teto trazem cor preta, deixando a tonalidade geral do veículo contrastando-se em dois matizes. Outras especificidades para agradar o consumidor chinês foram a assinatura luminosa em toda extensão traseira e dianteira, bem como a inclusão de maçanetas retráteis.

Houve também uma ampliação da região envidraçada, garantindo surpreendente visibilidade tanto para o motorista quanto aos demais passageiros a bordo.

Foto: Divulgação Ford

Mecânica e interior

A Ford ainda mantém sigilo a respeito desse tema. Mas já se sabe que o porta-malas do novo Mondeo carrega o emblema “Ecoboost 245”; isso sugere que o automóvel terá o motor do Ford Evos 2.0, possivelmente entregando 245 cv e 38,3 kgfm.

Já o interior – também inspirado no Evos – une o quadro de instrumentos à central multimídia, apresentando uma tela de resolução de 4k com 1,1m (43 polegadas) e pacote de dados 5G e Wi-Fi inclusos.

Por ora, a China é o único país a receber o novo Mondeo. Enquanto isso, outros países terão de aguardar algum modelo inédito (e provavelmente elétrico), que, segundo especulações, poderá ser o Escort.

Leia também: A história do Fiat Uno.

Compartilhe