O lugar da mulher

Campinas é o terceiro município mais populoso do Estado de São Paulo e é um dos pilares centrais da história de vida da balconista Rosimeire Aparecida, da Original Autopeças. A mulher, de 49 anos, passou metade de sua vida trabalhando no ramo automotivo e diz que ama o que faz.

A trajetória profissional de Rosimeire Aparecida, assim como de milhares de outros brasileiros, começou longe de sua cidade atual. Sorridente e bastante animada, Rose começou assim sua história: “Eu sou mineira, de Ubá, e como lá é difícil de emprego, vim para Campinas. Comecei em um Auto Center e logo fui convidada para trabalhar aqui na Original Autopeças”, diz.

A Original Autopeças é uma tradicional loja de Campinas que funciona há mais de 20 anos. Especializada em peças de reposição para freios, suspensão e direção para veículos de diversas montadoras, a loja possui duas unidades e é referência na cidade.

Ela conta que sua chegada em Campinas foi muito boa, seus tios já moravam na cidade e na época foi muito fácil de encontrar um emprego. Com 24 anos, a jovem Rosimeire não ficou muito tempo sozinha. “Logo em seguida veio minha mãe e meu irmão. Graças a Deus não encontramos muita dificuldade na época. Foi bom e continua bom até hoje”.

A comunicação é um dos pontos fortes da Rose e foi esse detalhe que a fez ser contratada. No meio de sorrisos e risadas relembra: O seu Edson, dono da autopeças, me conhecia por telefone e gostava do meu atendimento na oficina. Foi por isso que ele fez o convite”, diz.

Para Rose, a paixão pelo trabalho é tão grande que acredita que dará sequência mesmo depois da aposentadoria. Ela considera a autopeças como uma segunda casa e a equipe uma outra família. “Eu vi os filhos do meu patrão crescerem, se casarem. São como minha família”, conta.

Hoje, Rosimeire se considera campinense. Seus amigos, seu marido, sua filha e seu emprego, toda sua vida gira em torno de Campinas e é grata por isso. Ela acompanhou a mudança e o crescimento da cidade, no mesmo ritmo que acompanhou o crescimento da loja. Desde os Chevettes até os Onixs, Rosimeire entende e também é apaixonada por carros e fã da Toyota.

Em seu tempo livre, Rosimeire gosta de passar tempo com sua família e sempre quando pode viaja até Ubá para reencontrar seus irmãos e outros parentes distantes. Além disso, por onde passa todos a conhecem, ela costuma até a brincar que é famosa na cidade.

De fato, uma de suas principais características é seu carisma, mas revela que é um pouco tímida. Ela conta que desenvolveu suas habilidades de conversação durante os atendimentos, atendimentos. “É a necessidade, né? Então quando você vem para a cidade grande, você tem que encarar. Eu sou muito tímida, mas no balcão, no telefone eu fui aprendendo”.

Rose é mais um exemplo das pessoas que buscaram tocar a vida longe de sua terra natal. Longe de sua própria realidade. Apesar de estar no mesmo ramo há muito tempo, tem muita história para contar e, principalmente, grandes amigos.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago