O que as cores da fumaça dizem sobre seu carro?
Antes de entender o que cada cor de fumaça representa, é preciso lembrar que isso só ocorre em motores que estão apresentando algum problema. Ou seja, motor em um bom estado não produzirá fumaça. Assim, é necessário ficar atento e, ao menor sinal de defeito, descobrir o que está acontecendo de errado. Isso é importante para que você não tenha custos altos com manutenção no futuro. Vale lembrar que, em dias frios e quando o motor não está quente, é normal o carro expelir fumaças.
Fumaça Branca
A fumaça branca indica que o líquido do radiador está sendo queimado na câmara de combustão. Isso acontece principalmente quando existe algum defeito na junta do cabeçote, fazendo com que passe água do sistema de arrefecimento para a câmara de combustão. O principal sintoma deste problema é a diminuição do reservatório do radiador. É importante resolver esse problema rapidamente, já que caso a câmara de combustão venha a se encher de líquido pode ocorrer um grave dano ao motor.
Fumaça Preta
Isso ocorre quando a mistura ar-combustível está desregulada. Chamada de mistura rica, isso representa que o carburador – ou injeção eletrônica – está injetando mais combustível do que deveria. Com isso, o combustível em excesso entra no escapamento ainda em combustão, formando esta fumaça preta. Nesse caso é importante a verificação das velas de ignição e regulagem do sistema de alimentação do seu carro. Uma dica importante para diagnosticar esse problema é prestar atenção no consumo de combustível do seu carro.
Fumaça Azul
Essa é a situação mais grave, pois pode envolver a retífica do motor, um processo de alto custo. A fumaça azul indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Normalmente, o problema está nos anéis do pistão, que podem estar desgastados ou quebrados. Preste atenção no nível de óleo e tome cuidado para não confundir com a fumaça branca.
Compartilhe