Compreender quem compra é fundamental para o crescimento e sobrevivência de um negócio. Afinal, é a partir desse tipo de informação que estratégias de marketing são feitas. Por conta disso, é natural você ver pessoas que trabalham com marketing ou publicidade questionando qual o público-alvo de uma empresa. No entanto, com o progresso da internet e, consequentemente, das mídias sociais, delimitar tais estratégias para um público tornou-se uma ação pouco eficiente. Foi preciso ir além, e especificar mais ainda quem são esses potenciais clientes. Ou melhor, quem são essas personas.
Afinal, o que são Personas?
Personas são representações fictícias de clientes ideais. São personagens baseados em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes de uma determinada empresa. Personas são constituídas por histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Tudo para a equipe de marketing entender de fato quem é o principal cliente desse negócio.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
De maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos e/ou serviços. Já a persona, como falado anteriormente, é a representação do seu cliente ideal, de forma, inclusive, mais humanizada.
Público-alvo:
Homens, de 25 a 30 anos, solteiros, graduados em engenharia mecânica, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viajar.
Persona:
Lucas tem 27 anos, é engenheiro mecânico, solteiro e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente por meio de um mestrado fora do país, já que seu sonho sempre foi fazer um intercâmbio. Atualmente busca uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa e que aceitem alunos estrangeiros.
Dica: tenha em mente o que a pessoa responsável pela compra do seu produto ou serviço busca na área de atuação da sua empresa. Assim, será mais fácil pensar nos assuntos em que ela pode estar interessada.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho