Categories: Autopeças

Problemas no virabrequim

Para o motor de combustão queimar a mistura ar-combustível e fazer com que seu carro saia em movimento, o virabrequim, ou também conhecido como cambota, é um dos itens essenciais para fazer isso acontecer. A peça transforma a força em um momento (torque ou binário de forças), recebendo essa carga através das bielas que são conectadas aos pistões. Depois, a transmite aos demais componentes das extremidades de seu eixo, como o volante do motor e a polia da correia dentada.

Como o virabrequim entra em contato com uma parte muito quente do veículo, ele deve ser feito em materiais resistentes, geralmente metais duros de aço forjado ou contendo carbono e magnésio. Por consequência, a cambota suporta a carga de sua função, não sofrendo um grande desgaste com as rotações.

A duração do componente está relacionada à maneira de como o motorista utiliza o veículo. A vida útil do virabrequim pode abranger entre 80 mil e 250 mil quilômetros rodados.

Caso a manutenção diária não for feita, o virabrequim pode ter diversos problemas: rachaduras, deformação e flexão. Além disso, o mau funcionamento da cambota pode afetar outros componentes, como as bielas e os pistões.

Os sintomas de que o virabrequim pode estar com problemas são os seguintes: superaquecimento do motor, aumento do consumo de combustível, barulho metálico, consumo excessivo de óleo combustível, água ou metais no óleo combustível.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago