Saiba como levar a bicicleta no carro sem infringir a lei
É fundamental saber os detalhes legais de como levar a bicicleta no carro; o transporte irregular gera multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.
Transportar uma bicicleta no veículo não é um assunto qualquer, tanto que desde 2010 existe uma norma específica no Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Resolução 349, que indica como o motorista deve posicionar a bike corretamente.
Se a bicicleta não couber no porta-malas, dentro da cabine ou na traseira (em caso de picapes), será necessário prendê-la na parte externa com um suporte específico.
Vamos listar abaixo os tipos de suporte permitidos por lei e trazer mais informações a respeito das possíveis infrações de trânsito. Boa leitura!
Como levar a bicicleta no carro? Veja os tipos de suporte
Existem no mercado diferentes tipos de suporte que se adaptam ao modelo de cada veículo. Confira alguns deles.
Suporte de teto
O suporte de teto é uma das melhores opções no quesito visibilidade, pois não tampa a placa ou as luzes traseiras, nem impede o motorista de observar o trânsito ao redor. A desvantagem aparece na hora de estacionar em lugares fechados ou com árvores baixas.
Leia também: Modelos de bicicletas elétricas.
Suporte traseiro
Próprio para o porta-malas, este tipo de suporte costuma ser mais barato e prático de instalar, mas pode atrapalhar a visibilidade do condutor. Por isso, é necessário montá-lo conforme as leis de trânsito, algo que detalharemos mais à frente.
Suporte de engate
Destacamos agora o engate de reboque, que oferece a possibilidade de transportar a bicicleta mais afastada do veículo, sem arranhá-lo e sem atrapalhar a visão do motorista.
Porém, este tipo de suporte não é permitido a todos os veículos. Os que podem utilizá-lo precisam de autorização no Detran, além de uma nova placa.
Leia também: Tipos de suspensão para bicicleta.
Cuidado com a legislação
De acordo com o Contran, os limites de dimensões e peso para o transporte de bicicletas são estes:
- Placas e luzes não podem ser cobertas;
- A visibilidade do motorista não pode ser comprometida;
- A bicicleta não pode exceder a altura de 50 cm, nem a largura do carro;
- Ela deve estar bem presa, e os acessórios delas, firmemente ancorados.
Os acessórios de transporte também devem estar homologados e em conformidade com as normas do Contran. Vale reforçar que, caso haja espaço para transportar a bike dentro do veículo, não há irregularidade na ação.
Agora que você já sabe como levar a bicicleta no carro, lembre-se que o transporte irregular acarreta em multa para o motorista no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.
Compartilhe