Segmento de seminovos e usados ganha novo índice de mercado no Brasil

 Segmento de seminovos e usados ganha novo índice de mercado no Brasil

Iniciativa da Fenauto e do Grupo OLX deve entrar em atividade ainda no primeiro bimestre de 2024

Em breve, os carros de segunda mão poderão contar com um novo parâmetro de mercado para auxiliar seus compradores. A Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto) se uniu ao Grupo OLX para a criação do ‘Índice Grupo OLX-Fenauto’. 

Elaborada pelo Data OLX Autos, solução de inteligência automotiva da OLX, a iniciativa tem o objetivo de oferecer análises comerciais de momento, além de um panorama mensal sobre a procura e a revenda de modelos seminovos e usados no setor automotivo brasileiro.

A expectativa é que o levantamento sirva como termômetro à demanda por diferentes categorias de automóveis, considerando carroceria e idade, o que pode contribuir para melhores tomadas de decisão de negócios do consumidor, segundo as entidades.

Funcionamento da nova tabela

Pré-lançada na última quarta-feira, 29, durante um congresso da Federação, a tabela está prevista para começar a valer em fevereiro de 2024. Para efeito de demonstração, na ocasião foram revelados os carros mais buscados na plataforma OLX, bem como os mais comercializados, a partir de dados da Fenauto sobre transferência de vendas.

Do conjunto melhor posicionado em outubro, o primeiro lugar foi ocupado pelo Volkswagen T-Cross, que obteve nota média de 98,6 num intervalo que vai de 0 a 100 para cada mês de referência. Na sequência, completando o Top 3 da categoria, vieram dois exemplares Jeep: o Compass e o Renegade.

O que dizem os órgãos mentores

Presidente da Fenauto, Enilson Sales afirmou que o papel da Federação será informar o número de transações, ou seja, troca de propriedade de veículos, uma vez que a instituição conta com acesso direto ao Serpro e à base nacional do Senatran (antigo Denatran). 

Ele ainda enalteceu a dobradinha com a empresa de comércio eletrônico. “A parceria com a OLX se deve ao fato dela ser a melhor referência de procura do mercado de seminovos e usados no Brasil”, comentou.

Já o vice-presidente comercial de autos do Grupo OLX, Flávio Passos, ressaltou que a proposta do novo índice vai determinar pela primeira vez uma série histórica do segmento ao oferecer um ranking categorizado de modelos mais visados e negociados mês a mês, permitindo monitorar aspectos fundamentais presentes no cenário comercial.

Compartilhe