Você já ouviu falar em sonda lambda? Também conhecida como sensor de oxigênio, ela é fundamental para o bom funcionamento da injeção eletrônica. Isso porque é responsável por enviar um sinal elétrico indicando a presença de oxigênio nos gases de escape, o que possibilita o controle da quantidade de combustível que é enviado para o motor.
Essa peça tem em sua composição um material muito importante: o dióxido de zircônio que, ao atingir determinada temperatura se transforma em um condutor de íons de oxigênio. Então, com o auxílio desse componente a sonda consegue identificar, por meio da variação de tensão e temperatura, a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape. Por funcionar corretamente apenas em altas temperaturas, o dispositivo é fixado o mais próximo do motor possível.
Quando um automóvel começa a gastar mais e fica com a marcha-lenta oscilante é muito comum ouvir que a culpa é da sonda lambda e que ela precisa ser trocada. Entretanto, esse sensor é muito mais resistente do que parece, tendo uma vida útil de, no mínimo, 80.000 km.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho