SKF promove gestão em ESG com a repotencialização de rolamentos

 SKF promove gestão em ESG com a repotencialização de rolamentos

Recuperação dos rolamentos está associada à economia de baixo carbono, redução do consumo de água e à economia circular

Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a SKF mantém práticas aplicáveis à recuperação de recursos industriais, promovendo o desenvolvimento econômico e social, sem afetar o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. É por meio da SKF Ixion Solution Factory, fábrica construída e inaugurada no Brasil em 2002, que a empresa consegue transformar os desafios da sustentabilidade em oportunidades de negócio, principalmente com a repotencialização de rolamentos.

De acordo com Alex Pereira, diretor de Vendas e Serviços do Mercado Industrial da SKF, repotencializar rolamentos é um processo fundamental dentro dos compromissos de ESG da companhia porque está associado à economia de baixo carbono, à redução do consumo de água, energia elétrica e à economia circular. “O serviço de repotencialização da SKF consiste na restauração da condição normal de trabalho de rolamentos, que possibilita retorná-los à operação. Além disso, favorece a redução de resíduos, uso recursos naturais e energia elétrica. Desta maneira, temos benefícios relacionados à sustentabilidade que também podem ser conectados com benéficos financeiros como a redução de custos de manutenção e estoques”, afirma o executivo.

Entre os impactos econômicos, a repotencialização de rolamentos também acarreta o barateamento do produto. “E ainda conseguimos melhorar a disponibilidade do ativo. Toda a inspeção de rolamento feita pela SKF gera um relatório e com base nessas informações, damos um diagnóstico de falhas e apontamos para o cliente a melhor forma para que o produto tenha maior durabilidade e atue com maior eficiência”, ressalta.

Veja também

SKF renova parceria com Stock Car como fornecedora oficial de rolamentos para todas as equipes

SKF lança nova embalagem para o mercado de reposição automotiva

Perfil dos rolamentos

O executivo explica que para o processo, a empresa adota critérios de tipos e tamanhos de rolamentos recuperáveis. “Qualquer rolamento industrial acima de 200 milímetros diâmetro interno pode ser repotencializado. Porém, isso não é uma regra. Existem algumas aplicações em que o rolamento é menor do que essa medida, mas, quando desmontado da máquina, ele possui um grande volume. Então, economicamente é viável fazer a repotencialização”.

Entre os tipos de rolamentos que podem ser repotencializados estão: autocompensadores de rolos, rolamentos de esfera, rolamentos de rolos cilíndricos, rolamentos cônicos e coroas de orientação (rolamentos de giro). “São rolamentos utilizados por siderúrgicas, usinas sucroalcooleiras, mineradoras, papeleiras, transporte ferroviário, entre outros segmentos da economia”, pontua.

Garantia SKF

O tempo de garantia do rolamento repotencializado é exatamente o mesmo de um rolamento novo. “A garantia do rolamento repotencializado é de um ano. O que acontece na prática é a maximização da sua vida útil, pois já tivemos casos que repotencializamos três vezes o mesmo rolamento. Trabalhamos na solução das causas das falhas que foram detectadas durante a análise inicial, para que o item montado na máquina do cliente dure mais do que anteriormente”, reforça Alex Pereira.

SKF Ixion Solution Factory

A SKF Ixion foi construída em Cajamar, próxima a São Paulo, no início de 2002. O objetivo principal na ocasião era a repotencialização de rolamentos para lingotamento contínuo aplicados na indústria siderúrgica. No final de 2003, já se iniciava sua primeira expansão, incluindo os serviços de repotencialização de rolamentos de grande porte, reparo de Spindles (fusos de máquinas-operatrizes), repotencialização de rolamentos ferroviários e assistência técnica e calibração dos produtos de manutenção comercializados pela SKF. 

A história não parou por aí e desde 2007, por conta do crescente volume e diversidade de serviços adicionados, passou por diversas expansões, chegando hoje a mais de 2.500 m² de área.

Histórico Ixion:

  • 2002 – Nasce a Ixion com a finalidade de repotencialização de rolamentos de lingotamento contínuo.
  • 2003 – 1ª expansão: para a acomodação das áreas de:
    • Repotencialização de rolamentos de grande porte (LSB);
    • Reparos de Spindles de máquinas ferramentas;
    • Repotencialização de rolamentos ferroviários de trem de carga;
    • Reparo de equipamentos de manutenção industrial.
  • 2007 – 2ª expansão: para acomodação de demanda de mercado.
  • 2011 – Incorporação do processo produtivo de vedações usinadas (antiga Economos), atualmente conhecida como SKF Machined Seals.
  • 2016 – Incorporação do processo de reparo de redutores de grande porte, atualmente conhecida como Gearbox.
  • 2018 – Inauguração de nova linha com novo conceito de repotencialização de rolamentos ferroviários com escopo mais abrangente para trens de carga e trens de passageiro.
  • 2019 – Incorporação de serviços de reparos de coroas de orientação.
  • 2019 – Incorporação de serviços de reparos de main shafts eólicos.
  • 2019 – Inauguração da unidade de remanufatura de rolamentos de grande porte na cidade de Parauapebas (PA).
  • 2021 – 3ª expansão: de área para adaptação de mercado do segmento ESG (Eólico) e Gearbox.

Serviços realizados atualmente no centro de serviços Ixion:

  • Repotencialização de rolamentos industriais;
  • Repotencialização de rolamentos ferroviários;
  • Customização de rolamentos;
  • Reparos de equipamentos e ferramentas SKF;
  • Locação de equipamentos e ferramentas SKF;
  • Reparo e upgrades de redutores de grande porte;
  • Repotencialização de eixos eólicos (main-shaft);
  • Repotencialização de coroa de orientação;
  • Repotencialização de coroa de orientação eólicas (Pitch e Yaw Bearings);
  • Reparo de spindles de máquinas ferramentas;
  • Fabricação de vedações usinadas.

O Centro de serviços nomeado SKF Ixion Solution Factory vem se adaptando ao longo do tempo com as demandas do mercado, incorporando novos equipamentos e tecnologias como máquinas CNCs, robôs, equipamentos de medição tridimensional, entre outros.

Circular Service Contract

A SKF lançou recentemente o Circular Service Contract, um novo modelo de serviço voltado à indústria cujo objetivo é melhorar indicadores de desempenho operacional, atrelando-os à mensuração de índices ambientais para ajudar seus clientes no atingimento de metas de sustentabilidade. Somando-se à repotencialização de rolamentos, os serviços incluídos no modelo de contrato são: revisão dos planos e gestão da lubrificação de equipamentos; monitoramento dos parâmetros físico-químicos de lubrificantes; coleta de dados técnicos sobre vibração e temperatura de equipamentos rotativos, colaborando, desta forma, nos KPIs Operacionais da indústria.

“Além de reduzir o consumo de rolamentos, o Circular Service Contract irá melhorar o tempo médio de falhas, diminuir o uso de lubrificantes e de peças de reposição e atuará de forma estratégica na redução de CO², entre outros indicadores de sustentabilidade”, aponta Alex Pereira.

Sobre a SKF

Fundada em 1907 pelo inventor do rolamento autocompensador, Sven Wingquist, a SKF é líder global em soluções para toda a indústria. A empresa conta com mais de 70 fábricas, 43 mil funcionários e 17 mil representantes de vendas em 130 países.

No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 1915, oito anos após sua fundação na Suécia, com uma loja instalada no Rio de Janeiro. Já 1963 a primeira fábrica nacional foi instalada em Guarulhos, e atualmente a moderníssima fábrica da SKF do Brasil está instalada na Rodovia Anhanguera, km 30, no município de Cajamar, São Paulo onde também está localizado uma área de serviços, chamada “Solution Factory”, que desenvolve soluções de reparos e manutenção. E desde fevereiro de 2013, seus escritórios de vendas e centro de distribuição estão localizados na Rodovia Anhanguera, km 36.

A SKF do Brasil é considerada líder de mercado no segmento de rolamentos e uma das unidades mais importantes do Grupo.

Compartilhe