Tudo sobre a Sonda Lambda

 Tudo sobre a Sonda Lambda

O que é?

A Sonda Lambda é um dos sensores mais importantes do sistema de injeção, pois é o único capaz de reconhecer a composição da mistura ar e combustível – gasolina, álcool ou diesel – presente no cano de descarga (escapamento) e, assim, controlar a quantidade injetada para garantir uma composição otimizada da mistura.

História

A Bosch inventou a Sonda Lambda em 1976 e atualmente é a principal fornecedora mundial do componente para as montadoras e mercado de reposição. A peça, também conhecida como sensor de oxigênio, teve papel primordial na indústria automotiva e no desenvolvimento de carros mais limpos e eficientes.

Como funciona?

Por meio do sinal da Sonda Lambda, a unidade de comando reconhece a composição da mistura ar/combustível. Na injeção, a peça informa a quantidade injetada para garantir uma mistura balanceada e, consequentemente, a boa performance do motor.

Existem dois tipos de sondas que trabalham da seguinte forma: a Sonda de Diagnose (localizada depois do catalisador) verifica se a Sonda de Controle (antes do catalisador) está funcionando perfeitamente. A unidade de comando pode calcular a quantidade de compensação necessária para corrigir qualquer desvio.

Em dia com o Planeta

A Sonda Lamba contribui com um futuro mais limpo! Testes comprovam que esse componente em bom estado de conservação economiza até 15% do consumo de combustível, melhora o desempenho do motor, além de colaborar com a preservação ambiental, pois atua junto com o catalisador para a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera.

Curiosidade

Atualmente, a Bosch fabrica 50 milhões de Sondas Lambdas por ano! Desde 2014, a empresa passou a produzir a peça nacionalmente em sua planta matriz, em Campinas, no interior de São Paulo.

É importante destacar que as peças são direcionadas ao mercado original, já que atendem 100% dos requisitos dos fabricantes, e também para a reposição. Neste caso, a Bosch oferece um programa com peças originais e com conectores específicos para cada montadora, o que proporciona mais agilidade e assertividade no momento da reparação.

Compartilhe