Vai comprar um carro usado? Tenha atenção especial às peças

 Vai comprar um carro usado? Tenha atenção especial às peças

Ao adquirir um carro seminovo, é necessário tomar cuidado com alguns componentes que podem estar danificados

A hora de trocar seu veículo sempre é um momento que exige muita concentração e atenção aos detalhes. Até achar um carro usado que se encaixe perfeitamente no gosto e orçamento do dono, o processo pode levar dias e até meses.

Porém, após achar seu ‘carro dos sonhos’, nem sempre os seminovos e usados garantem uma boa rodagem ou o funcionamento de todas as peças. 

Pensando nisso, separamos as peças que requerem maior atenção, e até mesmo a troca imediata, a depender do caso. Vamos lá.

De olho no motor

Seja o vendedor um conhecido ou não, a atenção com as peças do motor deve ser redobrada. Isso porque o motor é o coração do seu veículo; então, seu funcionamento deve ser o melhor. Nele há 4 peças que merecem cuidado especial. São elas:

Correia dentada

Quando falamos do motor, um de seus principais componentes é a correia, que controla os movimentos das válvulas e pistões.

Normalmente, sua composição é feita de nylon ou borracha, tornando-a propensa a ser danificada.

Mas ao circular com esta peça quebrada, seu carro pode sofrer com sérios problemas, como a parada das válvulas e, consequentemente, de eliminar os gases de combustão, fazendo o motor parar.

Filtro de ar

Os filtros são componentes que precisam de várias manutenções periódicas, pois seu funcionamento é contínuo para que o motor esteja rodando sem impurezas.

O filtro de ar, que controla o ar limpo que vai até a câmara de combustão, evita o desgaste dos pistões e das bielas. 

Porém, quando há o acúmulo de sujeiras, o motor começa a trabalhar mais, ou seja, consumindo mais e rendendo menos. Assim, certifique-se que a troca deste filtro está em dia e respeitando o tempo de 10 mil km rodados.

Filtro de óleo

Este filtro serve para eliminar as impurezas do óleo que ajuda a movimentar e friccionar as demais peças do motor, e, assim como o filtro de ar, o acúmulo de sujeira pode atrapalhar essa movimentação.

Neste componente, também procure confirmar se a troca está em dia e respeitando o intervalo entre as substituições, que pode variar de 10 mil a 15 mil km rodados.

Filtro de combustível

Este filtro funciona em prol da limpeza do combustível antes de sua combustão, impedindo que as sujeiras atinjam o bico injetor e a bomba.

Quando sujo ou quebrado, essa sujeira atinge o combustível e atrapalha diretamente no rendimento do carro, que consome mais e roda menos.

Este filtro também respeita a regra de troca a cada 10 mil km rodados.

Atenção aos freios

Mantenha as pastilhas de freio sempre novas e conservadas. Sua manutenção é consideravelmente barata, garantindo sua vida e dos demais no veículo.

Além das pastilhas, o fluido de freio também é um componente fundamental. Por mais que sua duração seja de aproximadamente 2 anos, o uso incorreto dos freios pode desgastá-lo e também comprometer sua segurança. 

Outros fluidos

Falando de fluidos, um a se ficar de olho é o óleo do motor, já mencionado acima quando falamos da limpeza do filtro do óleo.

Porém, diferentemente desta limpeza, checar o óleo do motor e trocá-lo entre 5 e 10 mil km rodados (dependendo do uso do veículo) ajuda no desempenho do motor. 

Quando mantemos este óleo velho, borras começam a ser criadas e atrapalham as peças do motor a se movimentarem; por isso a importância da troca.

Além disso, o fluido de arrefecimento é importantíssimo para o resfriamento do motor e deve ser sempre observado. Sua troca deve ser feita de acordo com o manual do veículo, pois pode variar muito de um para outro. 

Observe bem as velas

Por fim, é importante checar as velas de ignição, que são uma peça comumente esquecidas por quem compra um carro (seja ele novo ou usado).

Como elas fazem a faísca inicial da combustão, seu mau funcionamento resulta em dificuldades na partida, além do carro morrer várias vezes, engasgar, perder o desempenho e consumir mais combustível.

Elas devem ser trocadas por volta dos 50 mil km rodados, mas sua checagem deve ser feita a cada 10 mil km para certificar que não há nenhum problema.

Em suma, é importante sempre levar seu carro a um mecânico de confiança para realizar a troca destas peças corretamente e garantir que o veículo esteja dentro dos conformes.

Compartilhe