O comércio varejista tem uma boa notícia. Em agosto, foi registrada na Região Metropolitana de São Paulo uma pequena alta de 1,2% no IE (Índice de Estoques), passando de 105,8 para 107,1 pontos. Em 2016, no mesmo período, o índice alcançou 101,6, isso significa que houve um aumento de 5,4%.
Com isso, a proporção de empresário com estoques adequados é de 53,5%. O índice está acima dos 50% pelo quarto mês seguido. Ainda assim, o ideal para mostrar que o momento é bom é estar entre os 60% e 65%.
Os dados são da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A pesquisa varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). Os 100 pontos são o limite entre inadequação e adequação.
Já os que afirmam estarem com o estoque acima do adequado não tiveram muita variação, apenas -0,3 na comparação com julho, alcançando a marca de 32,45. Os que estão abaixo se mantiveram estáveis, com 13,9%.
Nos meses de abril e maio houve uma aceleração do ajuste de estoques. Como consequência houve uma queda no setor. Já em junho, julho e agosto isso se estabilizou e vem resultando nesses números.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho