Vazamentos no carro

 Vazamentos no carro

Muitas vezes alguém chega falando que o carro está com vazamento, mas sem mais informações. Conseguir identificar qual a fonte do vazamento só pelo seu aspecto é a maneira mais rápida de ir direto na peça com problema. Confira a lista das características de cada fluido para tornar o conserto do carro mais rápido:

shutterstock_212539534

Marrom claro ou preto, viscoso: Provavelmente o mais familiar dos vazamentos, é o bom e velho óleo do motor. Pequenos gotejamentos não são um problema, já que seu circuito não é hermeticamente fechado, mas pode ser feita uma revisão para identificar problemas futuros.

Avermelhado e fino ou marrom e grosso: Esse é o fluido de transmissão, e seu vazamento é na área central do carro, pode ser um problema de vedação.

Avermelhado ou castanho, de textura fina: Muito parecido com o fluido de transmissão, o fluido de direção hidráulica pode ser identificado por uma única diferença: seu vazamento é mais pra frente no carro.

Transparente até marrom, escorregadio: Atenção redobrada nesse caso! Esse fluido pode ser de freio, mas muitas vezes é confundido com o óleo normal. Para diferenciar, repare na sua viscosidade: se for mais escorregadio, é de freio. O reparo deve ser feito imediatamente, pois afeta não só o funcionamento interno do carro, mas também a segurança no trânsito.

Amarelo, verde ou rosa, pegajoso: Essas cores exóticas são típicas do líquido de arrefecimento, que em carros antigos, é normal escapar um pouquinho e deve ser reposto, mas se estiver vazando em carros novos, é sinal de problema.

Transparente, fino: Se parece água… provavelmente é água mesmo! Principalmente sob o lado do passageiro, é comum que haja uma condensação no sistema de ar condicionado e que quando o carro para, escorre. Mas de qualquer jeito, se for em quantidades grandes (ou em carros sem ar condicionado, claro), é melhor dar uma revisada em todas as peças que circulem água.

Então se você se deparar com algum carro que esteja com vazamentos, já consegue identificar sua provável origem e deve avisar os responsáveis pelo carro caso seja sinal de problema.

Compartilhe