Você sabe tudo sobre carros? 6 curiosidades sobre o mundo automotivo
Apesar de gerar fascínio em várias pessoas, existem fatos curiosos que poucos sabem a respeito dos carros
O mundo automotivo é motivo de muito fascínio dos amantes por carros, e os fatos curiosos a respeito de modelos atrai ainda mais quem quer ser um expert no assunto. Desde que o primeiro carro foi fabricado, nenhum modelo foi o mesmo com o advento e constante inovação da tecnologia.
Por isso, confira a seguir alguns fatos curiosos sobre carros.
- Popularização do Fusca
Apesar de ter sido o carro queridinho das pessoas na década de, o fusca se tornou popular graças a influência de Adolf Hitler. A ideia era que o veículo fosse capaz de comportar uma família de 5 pessoas e que fosse acessível para os trabalhadores alemães.
Essa história é um tanto irônica, visto que o fusca que é que ele foi idealizado pelo designer judeu Josef Ganz, um dos maiores engenheiros automobilísticos da história.
- Retrovisores são uma realidade recente
Atualmente, não conseguimos ao menos imaginar como seria dirigir sem os retrovisores, especialmente o de trás. Mas foi apenas em 1906 que esses componentes foram incorporados aos automóveis.
Antes desta invenção do francês Alfred Faucher, a aproximação de outros carros não era vista, mas sim algo mais intuitivo. Hábitos como colocar o rosto para fora da janela eram essenciais para evitar maiores transtornos no trânsito.
- Quase 20 anos de carros pretos nas ruas
Há quem diga que carro preto representa seriedade, luxo e que é mais discreto. Apesar do senso comum, de 1908 a 1927 a Ford produziu apenas carros pretos por uma questão de economia!
Em 1983, a Ford colocou para rodar o seu primeiro carro movido a gasolina. Uma década depois, a produção estava a todo vapor e todos os carros que saiam da fábrica eram pretos. Embora seja um fato cômico, vale lembrar que naquela época o pigmento preto era mais barato e secava mais rápido, o que acelerava a produção em uma época de alta demanda.
- Ter uma Ferrari, o sonho de quase todo amante de automóveis
Apesar da sua fama e design luxuoso que atrai milhares de fãs há séculos, ter uma Ferrari chega a ser uma prioridade de todo mundo como estamos acostumados a pensar. A Ferrari é o modelo industrial menos fabricado no mundo, com aproximadamente quatro carros por dia.
Segundo a montadora, a produção exige um cuidado maior, já que o modelo é fabricado de acordo com os gostos do cliente. A marca permite ao comprador personalizar sua Ferrari, mas isso ocorre apenas na fábrica de Maranello, na Itália.
- A multa mais cara do mundo
Receber multas faz parte da vida do motorista, seja por um descuido ou alguma infração. A pior parte de levar uma multa, além dos pontos na carteira, é pagar por era.
Agora imagina só parar cerca de 1 milhão de reais por uma infração? Apesar de surpreendente, isso realmente aconteceu em 2010, na Suíça. A multa mais cara do mundo foi paga por um sueco de 37 anos que dirigia seu Mercedes-AMG SLS em uma estrada a 290 km/h, sendo que o limite no local era de 120 km/h.
O homem foi punido por ultrapassar o limite de velocidade de acordo com o seu patrimônio, por isso o valor passou de 1 milhão de francos suíços, algo equivalente a R$6,2 milhões, na atual cotação.
- Daqui a pouco existirão mais carros do que pessoas
Você sabia que o número de carros no mundo aumenta em um ritmo duas vezes maior que o da população? Pois bem, há também uma previsão de que existam pelo menos 2 bilhões de carros no mundo até 2030.
Segundo um levantamento da agência de marketing digital “Hedges & Company”, estima-se que cerca de 1,5 bilhão de veículos circulam por todas as partes do planeta. Na medida em que somos apresentados a ideias de desaceleração e sustentabilidade, acrescido de uma melhoria na mobilidade urbana, a produção de carros segue a todo vapor, indo na contramão destes novos conceitos.
Compartilhe