São vários os motivos que levam as pessoas a desejar tanto rodas de liga leve em seus carros, mas nem todos os benefícios prometidos são verdadeiros. Na realidade, o único ganho, na maioria dos casos, é estético, mas vamos detalhar a seguir algumas pequenas diferenças que existem entre esses dois tipos de rodas.

Quanto à resistência, os dois tipos passaram pelos mesmos testes de pancadas, buracos, choques térmicos e agentes químicos, além das mais diferentes combinações de velocidade, calibragem, ângulo de cambagem e de caster. Vale lembrar, entretanto, que as rodas de ferro ou aço são um pouco mais resistente no caso de fortes pancadas e sua recuperação pode ser mais simples, enquanto uma de liga leve, além de ralar com mais facilidade, dificilmente pode ser consertada depois de quebrada.

shutterstock_259464383

Há também pessoas que pensam que por serem de liga leve, trarão vantagens pelo menor peso, mas costumam ser apenas 15% mais leves – embora no caso de algumas rodas de alta performance esse número pode chegar a 50% -, o que não vai trazer grandes diferenças na aceleração ou consumo de carros comuns de passeio.  Ainda assim, a longo prazo, podem ter benefícios para a suspensão e freios, diminuindo seu desgaste.

LEIA MAIS: As diferenças entre os tipos de pneus

Por fim, a estética tão cobiçada é resultado do processo em que as rodas de liga leve são feitas: por fundição. Esse tipo de roda permite maior criatividade no visual e pode ser mais refinada, desde que a face seja volumosa o suficiente para ter os níveis de resistência estipulados pelas montadoras.

Na hora da troca, é necessário observar o tamanho do aro indicado pela montadora, pois diâmetros maiores ou menores que o recomendado podem causar problemas na suspensão, no controle e no desgaste dos pneus. Em seguida, no balanceamento, diferentemente das rodas de aço, que os pesos devem ser fixados por pressão na borda do aro, as de liga devem ser presas por chumbos tipo pastilha auto-adesiva colados no aro, para evitar danos estéticos. Caso seja necessário usar solventes para a limpeza, lave com bastante água depois para evitar manchas.

Compartilhe

Comentários