Mesmo sendo uma das peças mais simples do automóvel, o filtro é essencial para o desempenho do carro. Deixar de lado sua manutenção pode acarretar em danos ao motor. Além disso, ficar atento ao prazo de validade dos filtros torna o veículo mais econômico e menos poluente, o que é bom para o condutor e para o meio ambiente.

São muitos os tipos de filtro, e a Tecfil, líder em vendas de filtros na América Latina, oferece diversos modelos, desde carros populares até empilhadeiras.

O filtro de ar, por exemplo, tem como função reter as partículas indesejadas para o motor. Trocar essa peça no momento certo evita o consumo excessivo de combustível, o aquecimento do motor, a perda de potência e o aumento de gases poluentes pelo escapamento.

Troca de filtros pode aumentar a vida útil do seu carro 2

Já o filtro de óleo impede que as impurezas criadas por meio da fricção das peças do próprio carro prejudiquem o motor. O filtro de combustível garante maior vida ao sistema de injeção e carburação, eliminando partículas como pó, ferrugem e resíduos do tanque.  Mas nenhum é tão importante para a saúde dos passageiros quanto o filtro de ar condicionado, que impede a poeira, a fuligem e os gases de entrarem no veículo. Para os veículos que usam Diesel, os filtros sedimentadores, que separam a água do combustível, aumentam a eficiência da bomba injetora e previnem os componentes de sofrerem corrosão. Outra importante peça para segurança do condutor é o filtro desumidificador, que elimina a umidade no sistema de freio do veículo, evitando acidentes.

A Tecfil também conta com uma linha de filtros ecológicos, que são produzidos com materiais alternativos e com possibilidade de reciclagem a baixo nível de resíduo final. Alguns modelos contam com a redução de matérias primas não-ecológicas e de peças metálicas.

No site da empresa é possível obter mais informações sobre os produtos disponíveis.

Comentários