Sedans, Picapes, Minivans… Em 2016 não teve para ninguém! As SUVs dominaram o mercado automotivo e se tornaram o modelo com maior crescimento mundial. Os dados foram disponibilizados pela empresa de consultoria Jato Dynamics, que constatou um crescimento de 20% comparado ao ano anterior.

Só no Brasil foram vendidos aproximadamente 302.301 exemplares da classe. Entre os grandes preferidos do público estão o Honda HR-V, com 55.758 unidades vendidas, e o Jeep Renegade, com 51.375. Ambos os modelos representam 35,4% do resultado final. Uma surpresa para muitos foi o resultado obtido pelos modelos Chevrolet Captiva e Range Rover que, surpreendentemente, estão entre os menos comercializados com cerca de 1.000 exemplares cada.

Um dos motivos apresentados para o tal aumento foi o crescimento do número de financiamentos de automóveis no último ano. Em relação a 2015, os financiamentos aumentaram aproximadamente 7,8 %, estimulando uma movimentação maior no mercado e nas linhas de produção. Considerando apenas o crédito para pessoas físicas podemos calcular cerca de R$ 6,6 bilhões liberados.

As SUVs de luxo também apresentaram uma forte influência no resultado, passando assim longe da crise. Um ótimo exemplo é a Audi Q3 que obteve 4.369 modelos vendidos. E você, o que acha desse tipo de carro?

Comentários