Quantas vezes ao andar pela rua você se deparou com um escapamento de carro pendurado, quebrado ou furado? Pois então, por mais simples que pareça, essa peça exige cuidados mais do que importantes para o funcionamento do carro, o ajudando assim a manter sua vida útil e o respectivo valor no mercado.

Geralmente quando aquele barulho incômodo aparece já é possível saber que há algo de errado com o escapamento. Isso ocorre porque uma das principais funções da peça é absorver os ruídos do motor o mantendo assim no nível exigido pela legislação vigente. Grande parte dos sintomas do seu mau estado passam imperceptíveis, fazendo com que uma séria brecha se abra para o agravamento de futuros problemas. Um caminho para se prevenir de tais inconveniências é a constante realização de check-ups do carro, a fim de manter a manutenção da peça em dia.

Os cuidados ao dirigir são outro critério importante. Devido a sua frágil localização, o escapamento se mantém exposto a diversos possíveis acidentes. Manter a atenção ao passar por lombadas ou desníveis de vias é primordial, pois qualquer impacto eventual pode prejudicar a sua eficácia.

Junto a estas cautelas existem outras dicas que certamente te ajudarão a usufruir de todos os benefícios do escapamento:

– Sempre que possível, verifique os fixadores e abraçadeiras;

– Faça inspeções a cada 3 meses;

– Verifique a qualidade da peça;

– Faça a revisão completa a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros;

– Se alguma peça do sistema apresentar defeito, estiver corroída ou com falhas, o único concerto é a troca;

– Cuidado ao passar obstáculos elevados, pontiagudos ou soltos na estrada, como por exemplo um galho de árvore, pois o escapamento pode ser atingido e ficar danificado;

– Evite fazer o carro pegar no tranco. Essa prática pode deixar a gasolina que não foi queimada escorrer pelo sistema de escapamento e isso pode danificá-lo.

Com todas essas instruções seu carro terá uma vida útil prolongada e não sofrerá com os danos relacionados ao mau estado da peça.

Comentários