Não é de hoje que sabemos a importância de prezar pela vida útil das rodas do carro. Além de serem as grandes responsáveis pela execução da rolagem, os pneus garantem o equilíbrio do aparelho e alinhamento de toda a sua direção.  

Além de cuidados como a verificação das letras na lateral e a etiquetagem realizada pelo Inmetro existem outras dicas importantes que certamente o ajudaram escolher o jogo ideal para o seu automóvel.

Uniformidade entre os modelos

Um dos detalhes mais simples de verificar na hora da compra é a semelhança entre as peças. Apesar do método de análise ser estético, a uniformidade entre elas garante não só uma condução equilibrada como também um rodar mais econômico. Além desses benefícios, a facilidade no alinhamento e balanceamento dos veículos são outros pontos positivos para a ação.

Obs.: Na maior parte das vezes, mesmo em um jogo do mesmo modelo ou fabricante podem haver diferenças. Para minimizar essa possibilidade opte sempre por pneus do mesmo lote de fabricação.

Disposição na loja

A forma como os pneus são armazenados e expostos nas lojas é outro fato a se atentar. Observe sempre como as peças são organizadas; evite aquelas que são mantidas em locais com muita incidência de luz e alta temperatura, isso corrompe diretamente a qualidade de fábrica.

O ponto certo nesses momentos é sempre exibir as peças em locais de baixa temperatura, os organizando em pé na posição de rolagem e fixando-os em um suporte. Ainda nesses momentos é recomendável que os funcionários troquem a cada mês a posição, para evitar que apenas uma parte da peça fique em contato com o suporte.

Caso eles estejam exibidos em pilhas não devem passar de 1,80 metros, pois a sobreposição demasiada acarreta na deformação das peças.

Diferenças no mesmo lote

Por mais que estejam no mesmo lote, ainda é possível encontrar nos pneus determinadas diferenças. Algumas pesquisas avaliativas indicam que apesar do controle de uniformidade, as paredes laterais dos pneus podem variar a sua largura de 2 a 6 mm, enquanto a banda de rodagem varia de 1 a 4 mm. Isso tudo em casos envolvendo grandes fabricantes.  

Além dessas situações, certos pneus acumulam uma diferença de 130 gramas de um para o outro. Uma forma de fugir dessa estimativa é optar pela compra de jogos fabricados por marcas renomadas, que possuam mais tempo no mercado.  Empresas menos conhecidas possuem uma margem maior de variação, já que esse controle de uniformidade requer um custo de produção maior.

Atenção à validade

Com o cuidado correto, um pneu fabricado há 4 ou 5 anos consegue manter a mesma qualidade de um recém-fabricado. No entanto, é necessário verificar sempre a qualidade do mesmo. Preste atenção na forma como a peça é armazenada, isso o ajudará a confirmar o seu estado.

 

Comentários