Sem essas duas peças não existe ignição. Por isso, além de usar produtos de qualidade, é importante ficar atento ao momento certo de se realizar a manutenção. Saiba mais:

Cabos de Ignição

Onde fica: o cabo faz a conexão entre a vela e a bobina.

  1. Função:

Os cabos de ignição Bosch conduzem a corrente elétrica sob alta pressão, produzida pela bobina ou transformador, para as velas. Tudo isso sem fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas.

  1. Funcionamento:

Faz a transmissão da alta corrente elétrica criada pela bobina para as velas de ignição; sempre sem fugas de tensão.

  1. Troca simultânea:

É muito importante realizar a troca conjunta desses componentes, pois eles evitam duas grandes falhas:

  1. A fuga de centelha, ocasionada pela perda da capacidade de isolamento do cabo elétrico devido ao seu tempo de uso;
  2. A falha na ignição, pois com a vela desgastada a corrente necessária para gerar a faísca aumenta e a resistência elétrica do cabo não é suficiente para suportar a tensão.

Velas de Ignição

Onde fica: as velas ficam fixadas no cabeçote do motor.

  1. Função:

A função da vela de ignição Bosch é levar energia para a câmara de combustão e, através de uma centelha localizada entre os seus eletrodos, iniciar a queima da mistura ar/combustível.

  1. Funcionamento:

Conduz a alta corrente elétrica que é gerada pela bobina e transmitida pelos cabos de ignição para a parta interna da câmara de combustão. A vela transforma essa corrente elétrica em faísca e, com isso, inflama a mistura de ar/combustível para dar início ao perfeito funcionamento do motor.

  1. Trabalhando em conjunto:

O bom rendimento do motor depende de uma boa combustão. Para que isso aconteça, é preciso que o sistema de injeção – composto por velas, cabos e bobinas – gere uma mistura em perfeita condição e produza a faísca com potência ideal para realizar a combustão adequada. Conclusão: o trabalho conjunto das velas e cabos é essencial para o funcionamento correto do motor.

  1. Vale Lembrar:

O intervalo de troca da vela de ignição deve ser respeitado conforme indicaçãodo manual de cada veículo. Esse período pode variar de 40.000 a 80.000 km. É importante ressaltar também que para veículos que rodam mais em trechos urbanos, o intervalo tende a ser reduzido.

Comentários