Sustentabilidade se tornou uma palavra popular nos dias de hoje. Tema em atividades educacionais, discussões políticas e desenvolvimentos industriais, a ideia abriu compreensão sobre a necessidade de preservação do planeta.

Foi ao olhar o cenário presente no setor automotivo que engenheiros entenderam a urgência da situação, construindo assim peças e ferramentas capazes de amenizar as agressões causadas no meio ambiente.  

Com o estopim, soluções renováveis começaram a emergir com o passar dos anos. Fabricação de veículos capazes de usar componentes renováveis, produção de materiais por combustíveis fósseis e tecnologias verdes entraram em ação, provando que é possível existir um futuro mais sustentável.

Confira cinco avanços que prometem transformar a realidade automotiva.

Sistema Start & Stop

Sua funcionalidade, basicamente, se resume na possibilidade de desligamento automático do motor em casos onde ele não é necessário. Um exemplo básico: você está dirigindo tranquilamente até que, ao olhar para a frente, percebe um engarrafamento. Antes mesmo de pensar em desligar o motor, a ferramenta permite que, com um leve acionamento do freio, ele desligue automaticamente. A mesma utilidade cabe em paradas em semáforos.

Obs.: Dependendo do modelo, a redução nas emissões de gases chega a ser de 15%. A melhor parte é que ele também contribui para a economia de combustível.  

Freios regenerativos 

Utilizados em carros, e até motocicletas, essa tecnologia é capaz de transformar a energia cinética (liberada na frenagem) em elétrica. Em modelos elétricos e híbridos, ela é armazenada na bateria e utilizada para o veículo se mover. Já em modelos convencionais, é guardada na bateria responsável pelos componentes elétricos, eliminando a necessidade de utilizar o combustível do motor para recarregar a bateria.

Hidrogênio

Com certeza, em alguns anos, esse será o combustível mais popular. O hidrogênio é renovável e seu fornecimento é ilimitado- isso porque é o mais abundante no universo. Diversas montadoras já desenvolvem protótipos capazes de se mover por meio dele. Mas um dos pontos negativos é o próprio custo de produção. Dez vezes mais caro que de um carro elétrico.

 

Automóveis elétricos

Eles são os heróis do presente. Capaz de resolver um dos maiores problemas mundiais, os carros elétricos são os automóveis de produção mais limpos já feitos. Com zero emissão de carbono, eles são eliminam os problemas de poluição nas cidades e reduzem consideravelmente a poluição sonora.

Um ponto a se ressaltar é que, mesmo que na teoria tudo seja correto, esse formato ainda acaba poluindo indiretamente o meio ambiente. O motivo está na própria produção de energia elétrica, vinda dos combustíveis fósseis.

Iluminação em LED

Elas já estão presentes em diversos modelos atuais. Tudo porque sua implantação economiza até 70% de energia elétrica e seus faróis iluminam muito mais que os tradicionais – sem esquentar.

 

Comentários