Para ser um bom balconista é preciso cativar a clientela. Uma das maneiras de conquistar o freguês é sempre ter o conhecimento necessário sobre os produtos e serviços que a autopeça oferece. Os vendedores recebem crescente valorização por ser o primeiro elo da cadeia comercial, do produtor ao consumidor.

Um grande amigo do balconista nessa hora são os materiais de apoio às vendas. Eles transmitem informações sobre os produtos, os serviços e a empresa. Com ele, os vendedores são auxiliados com argumentos convincentes na hora da negociação com o consumidor.

O material institucional também é um aliado do balconista. Ele informa ao profissional da venda sobre o histórico da empresa, a linha de produtos, a assistência técnica e sua relação com os clientes.

Outro item que deve fazer parte é o material promocional. Ele descreve os produtos, ressaltando seus principais atributos e diferenças em relação aos concorrentes. Citar fatos como a exportação e marcos significativos tornam-se importantes na hora da negociação.

Para uso exclusivo dos vendedores, o manual de vendas contém informações que auxiliam o balconista em sua atividade. Além dele, o treinamento para os iniciantes é importante. Nele deve existir o foco do conhecimento e domínio do produto e do serviço, técnica de vendas e atividades pós-vendas.

Compartilhe

Comentários