Carros andando na mão inglesa. Um lugar tomado por ovelhas. Clima polar. Este lugar não fica na Europa. Estamos na América do Sul, mais exatamente nas Ilhas Falkland, ou Malvinas. O território dependente do Reino Unido é tema recorrente de problemas políticos pela disputa entre Argentina e Grã-Bretanha, que acabou desencadeando a Guerra das Malvinas em 1982.

Polêmicas à parte, este pedaço tão ao sul de nosso continente é um lugar curioso. As Falkland são formadas por 778 ilhas e têm apenas 3.400 habitantes. Por outro lado, as Malvinas contam com uma superpopulação de ovelhas, principal criação dos fazendeiros, com cerca de meio milhão delas espalhadas no território de 12.200 km². O pinguim-de-magalhães e o pinguim-rei são outras figuras fáceis de encontrar por aqui.

Banhada pelo Atlântico Sul, a capital do território é a cidade de Port Stanley, que concentra grande parte da população das ilhas. Lá fica a TT Motors @ Falklands 4×4, loja de peças e componentes de carros, assim como outros tipos de veículos, desde motos até caminhões, que funciona há 16 anos. Conversamos com a balconista Jade Ilejay, uma filipina que mora neste canto da América do Sul.

Jade, que tem dois anos e meio de experiência no ramo, nos conta sobre o cenário das autopeças nas Malvinas. As peças que são mais vendidas no estabelecimento são pneus, filtros, eixos e suspensões. Os dois últimos itens são os que mais envolvem problemas nos veículos da ilha. Um dos motivos para isso é que grande parte das estradas não são pavimentadas, o que desgasta esses componentes com mais rapidez.

Ela nos conta que pelo motivo das estradas, os veículos na ilha mais comuns são os jipes: Land Rover Defender, Toyota Land Cruiser e Mitsubishi Pajero. Por consequência, os pneus para lama e neve são itens obrigatórios de qualquer motorista, além das correias de reboque. O frio também é um problema, já que a média anual da temperatura das Malvinas não passa dos 7ºC.

malvinas

Por ser um território britânico, as Falkland recebem produtos da sua “pátria-mãe”. “As peças vêm da Inglaterra. Todas novas, originais e especiais para a reposição”, conta Jade. Ela também diz que mesmo estando em um território com 778 ilhas, a TT Motors @ Falklands 4×4 faz de tudo para vender para os lugares mais afastados. “Clientes de outras ilhas normalmente fazem o pedido por e-mail ou telefone. Feito isso, mandamos os componentes através do correio”, finaliza.

Compartilhe

Comentários