Saber usar a sustentabilidade para melhorar o meio-ambiente através da indústria é essencial nos dias de hoje, como a utilização de energia eólica e solar. Separação de resíduos, tratamento de água, fábricas-verde, entre outros inúmeros meios são empregados pelas empresas para não causar danos irreparáveis na natureza do nosso planeta. Algumas saem do script e surpreendem com suas ações para potencializar este tipo de sistema.

Quem inovou aqui no Brasil foi a Honda. A montadora de origem japonesa aproveitou os fortes ventos do Sul do País para construir um parque eólico. Em 2011, a marca estabeleceu a meta de reduzir em 30%, até 2020, as emissões de CO2 de seus automóveis, motocicletas e outros equipamentos, e também de seus processos produtivos em todo o mundo, em comparação com os níveis obtidos em 2000.

EM 2011, A MARCA ESTABELECEU A META DE REDUZIR EM 30%, ATÉ 2020

O Parque Eólico da Honda Energy fica em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul. Ele produz o suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da planta de Sumaré, no interior de São Paulo. O escritório administrativo no bairro do Morumbi, na capital paulista, e o centro logístico, em Paulínia (SP), também são supridos pela estrutura construída em terras gaúchas.

fotografia de cima de um morro com diversas turbinas de produção de energia eólica

Em 2017 foram entregues 79.194 MWh de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional, responsável por coordenar e controlar toda a rede de produção e transmissão de eletricidade no Brasil. No acumulado, desde janeiro de 2015, o número alcançado é de 221.000 MWh, quantidade que viabilizou a produção sustentável de 403 mil carros.

Até a metade do ano passado, o Parque Eólico registrou em mais de 15 mil toneladas o volume de CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera. A Honda é a única empresa do setor automotivo nacional autossuficiente em energia renovável e também a obter o Certificado de Energia Renovável, cedido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e pela Abragel (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa).

A HONDA É A ÚNICA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO NACIONAL AUTOSSUFICIENTE EM ENERGIA RENOVÁVEL

A estrutura da Honda em Xangri-Lá conta com nove aerogeradores de 3MW, que no total tem uma capacidade de 27,7MW. As 27 pás possuem 55 metros e 15 toneladas cada. Um lugar que com seus números expressivos se torna uma grande ajuda ao meio-ambiente.

Comentários