O Balconista S/A irá mostrar um lugar único no mundo. No meio do Oceano Pacífico existe um reino cheio de ilhas, praias e águas cristalinas: Tonga. O país tem um pouco mais de 100 mil habitantes e é a única monarquia da Oceania.

Diferente de outros países do Pacífico, Tonga nunca esteve sobre o poder de uma nação estrangeira. O arquipélago sempre foi governado por um rei de ascendência tonganesa, mesmo quando o Estado era um protetorado britânico.

Além disso, Tonga está cercado de tradições, como o Sipi Tau: a dança de guerra que normalmente é realizada em eventos especiais, como jogos da seleção nacional de rúgbi, esporte nacional do pequeno país do Pacífico.

Agora, vamos ao balcão. Em busca de informações sobre a vida de um balconista em Tonga, entramos em contato com a Spare-Parts Zone, localizada em Nuku’alofa, capital do país. Quem nos vai guiar é James Schaaf, de 36 anos, que reserva 45 horas de sua semana para o trabalho na autopeça.

ilha tonga ruas carros comercios

James nos conta que a Spare-Parts Zone tem tradição no mercado de Tonga, há 24 anos ativa, desde 1994. Como é um estabelecimento grande, até com uma parte reservada aos reparos, tem 64 empregados no total, com 100 a 200 consumidores diários, um número expressivo para uma cidade pequena. Além dela, a competição do setor tem mais três concorrentes.

“Sempre trabalhamos com peças novas. Principalmente vindas de Singapura. Além disso, recebemos alguns componentes dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia”, informa James Schaaf. “Os clientes procuram por todo o tipo de componente aqui. Mas a maioria dos consumidores chega na loja com problemas de ignição, motor e amortecedores”, revela.

Tonga é um arquipélago composto por 171 ilhas, sendo que 45 delas são habitadas. Para pedidos de peças em lugares mais isolados do país, James nos conta a solução: “Temos uma filial em outra ilha. Mas quando alguém de outra parte precisa de um componente eles entram em contato por Facebook, telefone e e-mail para que a gente possa mandá-los”.

Domínio da Toyota

Como não poderia ser diferente, a Toyota também dá as cartas no pequeno país do Pacífico. Quando perguntado quais os modelos mais comuns vistos na região de Nuku’alofa, James cita apenas modelos da fabricante japonesa.

Os Toyota bB, Passo, Noah e Voxy são presenças garantidas nas ruas do arquipélago. Mas segundo James, o bB e o Passo seriam os veículos que poderiam ser considerados os “carros nacionais” de Tonga, já que são vistos com muito mais frequência que os outros.

O bB é classificado como um Mini-SUV. O modelo foi produzido de 2000 até 2016. Em outros países ele chegou a ganhar outros nomes de marcas que fazem parte do grupo da Toyota: Subaru Dex, Scion xB e Daihatsu Coo.

Já o Toyota Passo é um hatchback produzido desde 2004 pelos japoneses. Também é conhecido como Daihatsu Boon e Perodua Myvi em outros países.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

 

Comentários