O sistema de freios ABS transformou o setor automotivo. Isso porque ele conseguiu elevar significativamente o nível de segurança dos carros. Por meio de sua tecnologia, o sistema permitiu que veículos conseguissem manter a dirigibilidade em frenagens emergenciais. Apesar de parecer atual, o sistema de freios ABS já completa em 2018 40 anos.

O freio ABS foi apresentado pela primeira vez em 1978, em um evento realizado pela Mercedes-Benz e pela Bosh entre os dias 22 e 25 de agosto. Na época, ambas as empresas explicaram teoricamente o funcionamento do dispositivo que seria batizado com as inicias de anti-lock braking system.

partes do sistema de freios abs

“O sistema antitravamento utiliza um computador que monitora mudanças na velocidade de rotação de cada roda durante a frenagem. Se a velocidade de rotação diminui muito rapidamente (como no caso de frenagem sobre piso escorregadio) e a roda corre o risco de travar, o computador automaticamente reduz a pressão hidráulica de frenagem. Assim, a roda volta a acelerar e a pressão aumenta novamente. Esse processo é repetido inúmeras vezes numa questão de segundos”.

Ainda que muitos achassem o processo complicado, elas logo esclareciam. “Embora pareça complicado, na prática o sistema de freios ABS é simples. Mesmo sobre a mais escorregadia superfície, o sistema permite ao carro não apenas parar com a máxima pressão de frenagem sem travamento de rodas, mas também possibilita ao motorista manter a trajetória do veículo mesmo esterçando o volante”.

Para comprovar a eficiência do dispositivo, ambas as empresas fizeram questão de mostrar o funcionamento do freio na prática. Em uma pista molhada, foram colocados dois veículos para andar lado a lado. Um deles com sistema de freios ABS e o outro sem. Ao se aproximarem de uma barreira, os dois frearam e tentaram desviar. No entanto, somente o carro com ABS obedeceu aos comandos de esterçamento do motorista, contornando os obstáculos. O modelo sem o sistema, mesmo com as rodas viradas, continuou na mesma trajetória e acertou os obstáculos.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Dois anos depois da apresentação, os freios ABS já eram oferecidos como opcional em toda a linha de automóveis da marca. E desde outubro de 1992, todos os automóveis da Mercedes têm ABS de série.

E você? Qual a sua percepção sobre o sistema de freios ABS?

Comentários