A preocupação em ser sustentável e otimizar os espaços para serem sustentáveis toma cada vez mais conta do população mundial. A partir dela, aumenta-se a vigilância quanto ao que cada marca tem feito para se adequar a essa realidade ecológica. E aí vem o desafio para o setor automotivo: adequar a fabricação de veículos a esse novo cenário.

A Ford é uma das empresas que vem reestruturando a política ambiental de suas fábricas. Focada na proteção do meio ambiente, ela está alinhando cada uma de suas fábricas brasileiras a política corporativa mundial da Ford Motor Company. Entre os principais compromissos estão: estabelecer e manter um sistema de gestão ambiental para suporte a esta política; combater a poluição do ar, solo e água; e gerenciar e liderar processos visando à minimização dos potenciais impactos ambientais de suas atividades.

Em sua fábrica de São Bernardo, localizada no estado de São Paulo, uma das ações que chama a atenção de especialistas é a campanha permanente de arrecadação de óleo de cozinha usado, com participação do restaurante e dos empregados. O material é retirado pela ONG Trevo, que o utiliza na fabricação de sabão e outros produtos de limpeza.

fábrica da Ford é um exemplo de espaços sustentáveis promovidos pela empresa, com grandes janelas e diversas árvores

Na fábrica de Camaçari o conceito de sustentabilidade começa na arquitetura dos prédios, construídos de forma a aproveitar ao máximo a luz e a ventilação natural, proporcionando conforto aos funcionários com baixo consumo de energia. Os espaços sustentáveis também exercem coleta seletiva de resíduos sólidos, tratamento de efluentes industriais e captação da água da chuva para alimentação dos lagos.

Localizada a 130 quilômetros da capital paulista, a fábrica de Taubaté não envia mais resíduos para aterros desde Janeiro/2015. Isso porque os empregados têm sido incentivados a fazer a coleta seletiva. Todo o material gerado é encaminhado para uma cooperativa de reciclagem. Além da ação, o espaço atende todos os requisitos legais e regulamentares ambientais, incentivando a prevenção contra a poluição do ar, água e solo.

Por último, mas não menos importante, no Campo de Provas de Tatuí, um espaço com 250 milhões de quilômetros de testes, o meio ambiente é preservado não só com a manutenção da mata original que envolve a região, mas também com programas de conservação de uso de água e energia.

Comentários