Poderíamos chamar essa aula de O futuro do setor automotivo, mas se fizéssemos isso estaríamos errados. Isso porque o futuro já chegou, e ele representa o hoje. O setor automotivo está em um processo de transformação digital intenso e muitas destas transformações chegarão nos próximos anos. Conheça as principais novas tecnologias nesta edição da Universidade no Balcão.

Carros híbridos

Ainda que ofereçam uma boa performance, os motores a combustão possuem um grande problema. Conforme a sua potência aumenta, mais o consumo eleva  e mais poluentes são lançados ao ar. Já os motores elétricos, por sua vez, ainda que não emitam nenhum poluente, também possuem um lado negativo: a baixa autonomia.

Foi então que surgiu a grande alternativa: os carros híbridos. Ao combinar ambos os motores, eles oferecem boa autonomia e potência do motor a combustão junto a menor emissão de poluentes e economia do propulsor elétrico.

carro vermelho da Lexus, modelo CT 200, um exemplo de novas tecnologias por ser um carro hibrido, que utiliza energia elétrica e combustível tradicional

Água como combustível                           

Esse sistema pode ser comparado ao do carro movido a hidrogênio. A diferença é que, neste caso, o combustível é retirado das moléculas da fórmula H20. Ou seja, da água.

A técnica ainda está sendo estudada, mas é muito provável que essa nova tecnologia esteja concluída nos próximos anos.

Tinta automotiva resistente a riscos

Desenvolvida por pesquisadores do Senai de Minas Gerais, a tinta, além de ser resistente a riscos, promete ser um isolante térmico e acústico. Caso ela de fato chegue ao mercado, representará um avanço tanto no conforto quanto na economia de combustíveis.

Banco antissono

Dirigir com sono é perigo na certa. Com o objetivo de reduzir os acidentes causados por motoristas que dormem ao volante, estudiosos brasileiros estão desenvolvendo a tecnologia de uma poltrona antissono.

Ela funcionará por meio de um assento vibratório, uma manta térmica de aquecimento, um sistema de refrigeração e alto-falantes para mensagens. De acordo com os desenvolvedores, tudo isso deixará o motorista atento, principalmente em horários críticos.

Comentários