É comum ver reportagens sobre um carro batendo um recorde de velocidade, ou até mesmo uma moto e um avião. Mas, recentemente, o Guinness Book (Livro dos Recordes) registrou o trator mais rápido do mundo, feito realizado no final de novembro de 2019.

A super máquina agrícola chegou a incríveis 247 km/h e foi conduzida pelo piloto e apresentador de TV Guy Martin. O trator, que é um modelo Fastrac da montadora inglesa JCB, foi completamente modificado para conseguir atingir a marca histórica.

Trator mais rápido do mundo.

O exterior do veículo lembra pouco o visual original. As pás de serviço foram retiradas, a cabine recebeu uma estrutura com materiais mais leves e a aerodinâmica da máquina foi completamente repensada. Foi instalado um motor a diesel de 7,2 litros de 1.014 cv de potência.

O câmbio CVT original foi substituído por um câmbio manual de seis marchas. Tudo isso foi somado a 255 mkgf de torque, turbo elétrico antes do principal e gelo no intercooler, itens que garantiram a velocidade constante de 218 km/h e a máxima de 247 km/h. 

Os parâmetros utilizados pelo Guinness Book para registrar o recorde de velocidade do trator são os mesmos utilizados para recordes de carros. São duas passagens de velocidade em uma pista reta sem inclinações, uma em cada direção, tudo para minimizar diferenças como variações na pista e vento. Veja o vídeo abaixo do trator mais rápido do mundo.

Compartilhe

Comentários