O Volkswagen Gol é um dos poucos automóveis desenhados no Brasil que fazem sucesso no exterior. Originalmente, ele foi nomeado de Projeto BX e foi desenhado por Phillipp Schmidt, em 1975. Todo trabalho sofreu uma resistência da matriz alemã, pelo fato do insucesso da série de esportivos SP e TL. 

Obviamente, o nome Gol está relacionado à paixão do povo brasileiro pelo futebol. O design do carro foi inspirado no cupê Scirocco, que foi baseado no Volkswagen Golf. Até 2019, o Gol teve três momentos chave, três redesigns, todos com modelos icônicos.

O primeiro Gol – 1980

A estreia do Gol foi em 1980, o carro foi pioneiro em tecnologia. O amortecedor foi um dos pontos fortes do veículo na época, seu motor era 1300 de carburador de corpo simples e arrefecido a ar – itens herdados do Fusca.

Durante seu primeiro ano, foi apelidado de “Gol Chaleira ou Batedeira”, por conta do barulho característico de seu motor. Foram disponibilizados dois modelos, o básico e o L. Por conta do baixo desempenho, no ano seguinte eles lançaram o mesmo veículo, porém com um motor mais potente, de 1600.

Gol na Copa – 1982

A copa de 1982 não trouxe a quarta estrela para seleção canarinha, mas o povo brasileiro teve o primeiro contato com o Gol Copa. O veículo foi uma edição especial que chamou atenção na época por conta dos seus opcionais.

O veículo possuía conta giros, farol de milha e rodas de liga leve, além disso, ele tinha algumas mudanças visuais. Estampado na grade dianteira havia uma identificação de seu motor 1.6 e por todo o automóvel haviam referências futebolísticas, como a bola do câmbio que era uma bola de futebol e a palavra “COPA” escrita nos frisos do carro.

De cara (nova) pro Gol – 1987

Sete anos após seu lançamento o Gol ganha uma reestilização. O modelo, chamado de GTS, teve sua dianteira mais rebaixada e seu capô redesenhado. Além disso, as laterais do veículo ganharam duas cores e o carro ganhou um aerofólio de fábrica.

A Volkswagen afirmava que o veículo, que era 1.8 álcool, possuía 99cv, mas estimativas revelaram que na verdade ele possuía de 105cv até 109cv. Se a VW admitisse a potência real do veículo na época, ela teria que pagar mais imposto, por conta da potência.

O Gol das estrelas – 1989

O Gol Star 1.8 foi uma edição limitada que a Volkswagen produziu apenas durante o ano de 89. O veículo possuía um motor AP 800 de carburador, com 99 cv e 16,5 mkgf de torque. Além do maquinário, o carro possuía diversos elementos decorativos exclusivos do modelo, como os bancos estilizados, as “super-calotas” e as grades pintadas.

O milésimo Gol – 1993

Em 1993, é lançado o Gol 1000. Com um motor 1.0 de 50 cv, ele foi comercializado para ser um veículo popular, por isso foi vendido por um custo inferior. O veículo recebeu incentivos fiscais, pois em 1990 o presidente Collor anunciou a redução de impostos para veículos de 0.8 a 1.0.

volkswagen gol 1000

A bola do Gol – 1995

O famoso Gol “Bolinha” chegou ao mercado em 1995, com o primeiro grande redesign que apresentava linhas mais arredondadas. Um dos primeiros modelos a sair das fábricas foi o CLi 1.6, que possuía 85 cv de potência e tinha a mesma base que o Gol “Quadrado”, que continuou sendo fabricado até 1996.

volkswagen gol

O Gol do século – 1999

O famoso Gol G3 começou a ser comercializado em 1999, como modelo 2000. Ele recebeu algumas modificações para ficar atualizado para a virada do século, a estrutura dele continuou a mesma, mas ganhou uma atualização no seu interior, seu exterior ganhou novos detalhes e um novo jogo de rodas e calotas. 

Gol poderoso – 2003

O Gol Power 1.6 foi o primeiro veículo brasileiro a ser bicombustível, ou seja, ele aceita tanto gasolina quanto álcool. Apesar de ter sido o primeiro total flex, o carro não possuía muitas mudanças estéticas. O sucesso do veículo foi tão grande que a Volkswagen produziu mais modelos bicombustíveis em 2005, entre eles o primeiro 1.0 flex.

Novo Gol – 2008

Em 2008, a Volkswagen lança o primeiro Gol da nova geração. Com um novo redesing, o Novo Gol não lembra nada o antigo. Agora ele utiliza a mesma base que o Fox e o Polo, com um motor transversal EA111, bicombustível e com opções 1.0 e 1.6. No ano seguinte de seu lançamento, o Novo Gol recebeu uma versão automatizada chamada I-Motion.

Gol da Seleção – 2014

Tanto em 2010, quanto em 2014, a Volkswagen lançou o Gol Seleção em homenagem a Copa do Mundo. Os veículos recebem uma decoração temática de futebol, como bancos que remetem a costura da bola, manopla do câmbio personalizada e ponteiros estilizados.

Volkswagen gol seleção

Muito mais Gol

É comum que as montadoras lancem novas versões dos veículos. A maioria das mudanças anuais são puramente estéticas, mas também é normal que haja pequenas diferenças mecânicas. Hoje o Volkswagen Gol é o veículo que mais vendeu durante as duas últimas décadas e é inegável que ele seja um dos carros mais populares do Brasil.

novo gol
Compartilhe

Comentários