35 anos de Fiat Uno no Brasil: Conheça os principais modelos

 35 anos de Fiat Uno no Brasil: Conheça os principais modelos

Em 2019, o Fiat Uno completa 35 anos no mercado nacional. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o popular carro foi lançado na Europa em 1983 e no ano seguinte ele chegou no Brasil.

O hatch mudou os rumos da Fiat, ele impulsionou a marca, que até então produzia apenas o Fiat 147 e algumas variações. A primeira geração do veículo foi produzida até 2013 e contou com 4 milhões de unidades vendidas em todo o Brasil.

Conheça aqui algumas versões icônicas do, carinhosamente apelidado, “uninho”:

Uno S

Em 1983, a primeira versão do Uno foi lançada na Europa. Com o prêmio de carro do ano, ele possuía um motor 1,3 e 45 cv e foram lançadas 3 versões (S, CS e SX).

Uno Mille 1.0

No ano de 1990, o presidente Collor anunciou a redução de impostos de veículos 0.8 a 1.0. A Fiat não perdeu oportunidade e lançou o Mille 1.0, o primeiro carro do tipo no Brasil, ele ficou conhecido como “o popular dos populares”.

Fiat Uno Mille

Uno 1.6 R

Em 1991, a Fiat lançou seu primeiro modelo “R”. Essa versão possuía um motor Sevel de 4 cilindros em linha. Com um câmbio manual de 5 marchas, o veículo chegava de 0 a 100km/h em 11 segundos.

Fiat UNo 1.6 R

Uno Turbo 

Com um visual esportivo e um motor 1.4 downsizing (pequeno, mas potente), a Fiat lançou seu modelo turbo em 1994. Com 118 cv, o carro chegava de 0 a 100km/h em 9 segundos.

Fiat Uno Turbo

Uno ELX

Com um motor 1.0, o Uno ELX foi lançado em 1995 com câmbio manual de 5 marchas e embreagem monodisco a seco. 

Uno Smart

Em 2000, o Fiat Uno recebeu uma pequena repaginada. Com um motor 1.0 Fiasa, nova grade frontal, novas calotas e cheio de novos detalhes internos, o carro entrou no século XXI com cara nova.

Fiat Uno Mille Smart

Uno Mille Fire

O motor Fiasa perdeu espaço para o motor Fire em 2002. Agora mais eficiente, a nova e mais popular versão do Uno trazia uma nova cara para a marca, apresentando um novo logotipo da Fiat.

Uno Grazie Mille

A versão de despedida da primeira geração do Uno foi lançada em 2013. Nomeado de Grazie Mille (Muito Obrigado em italiano), o veículo possuía todos os opcionais disponíveis e foram produzidas apenas 2 mil unidades numeradas.

Fiat Uno Grazie Mille

Novo Uno

O Novo Uno surgiu em 2010, o mais notável é que ele já conta com diversas versões. A Fiat o idealizou para atrair um público mais jovem, com o intuito de rejuvenescer a marca.

Compartilhe