Mercado

Confira os caminhões que deverão chegar ao Brasil em 2022

Os lançamentos de caminhões para este ano atendem às novas regras do Proconve para emissão de gases poluentes.

É hora de conhecer as novidades pesadas para 2022 no Brasil. E a notícia não vale apenas para os lançamentos em si, mas também pela atualização de normas envolvendo a emissão de gases poluentes.

Entrou em vigor neste ano a Fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que determina novos padrões de requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo (também chamado de OBD) e testes em uso.

A lei passa a valer em 2022 para novos modelos de caminhões e ônibus e, em 2023 para todos os modelos fabricados e comercializados no Brasil. Vale destacar que a etapa P8 é equivalente à Euro 6, que já opera nos países da União Europeia.

A maior parte dos lançamentos anunciados pelas montadoras estarão à venda já neste semestre. Confira alguns deles. 

Iveco

Foto: Divulgação Iveco

Atendendo ao Proconve P8, a Iveco apresentou o DAILY 35-160 EURO VI. Seu design é inovador, com a nova grade frontal e novo painel TFT. O novo e exclusivo motor, por sua vez, é o FPT F1C MAX, da FPT Industrial. 

Visando a aprimorar a segurança, o lançamento conta com os seguintes recursos: 

  • TMPS: gerenciamento de pressão de pneus;
  • Auto-Headlight: farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade;
  • Rain-Sensor: dispositivo que regula a velocidade do limpador de para-brisa conforme a intensidade da chuva;
  • Faróis com função cornering: recurso que faz a luz de neblina acender automaticamente.

Scania

Foto: Divulgação Scania

A Scania irá introduzir todas as versões P, G e R com motorização adequada à P8, inclinando-se também ao desenvolvimento de tecnologia a gás no Brasil; por isso, deverá ampliar a família de motores dessa modalidade.

Mercedes-Benz

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz deverá apresentar neste primeiro trimestre uma nova geração da Sprinter com motorização P8. Isso significa que as versões de carga Sprinter Truck 314 Street e furgão Street 314 chegarão com maior potência e torque, além do motor mais limpo.

O Sprinter Truck oferece conforto, segurança e design diferenciado, além de ter grande capacidade volumétrica de carga e flexibilidade para atender às diferentes aplicações.

Volkswagen

A Volkswagen anunciou o lançamento do Delivery Express com motor Euro 6, que atende o segmento de 3,5 toneladas. A montadora alemã também apresentou o primeiro caminhão elétrico nacional (e-Delivery), que promete ser ágil, eficiente e sustentável.

Volvo

Foto: Divulgação Volvo

No semestre passado, a Volvo já havia lançado sua geração F; mas, agora, as linhas FH, FM e FMX estão atualizadas com motor próprio para a P8.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago