Desmanche online
A Lei do Desmanche, que foi sancionada há algum tempo está se modificando dia a dia, com o objetivo de regularizar completamente a situação no Brasil. Agora ela tem um novo adendo: um programa online de controle de peças automotivas provenientes de desmontes.
O objetivo é regulamentar a ação dos estabelecimentos que trabalham com desmanche, revenda ou reciclagem de peças usadas, para frear o furto e roubo de veículos. O sistema permite que qualquer pessoa consulte, em celulares ou tablets, ou por meio de QR Code, a procedência do produto. A consulta é feita a partir das etiquetas afixadas em cada peça com número único de série. Desse modo, o consumidor terá a garantia de que a compra é apenas de peças legais.
Segundo dados do Detran, depois de um ano em vigor a lei diminuiu muito os roubos e furtos, e 700 desmanches ilegais já foram fechados. Agora, quem trabalha com desmanche de veículos deve ser credenciado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e na Secretaria da Fazenda e só empresas credenciadas poderão revender peças ao consumidor final.
Compartilhe