Energia eólica: a ajuda dos ventos

Saber usar a sustentabilidade para melhorar o meio-ambiente através da indústria é essencial nos dias de hoje, como a utilização de energia eólica e solar. Separação de resíduos, tratamento de água, fábricas-verde, entre outros inúmeros meios são empregados pelas empresas para não causar danos irreparáveis na natureza do nosso planeta. Algumas saem do script e surpreendem com suas ações para potencializar este tipo de sistema.

Quem inovou aqui no Brasil foi a Honda. A montadora de origem japonesa aproveitou os fortes ventos do Sul do País para construir um parque eólico. Em 2011, a marca estabeleceu a meta de reduzir em 30%, até 2020, as emissões de CO2 de seus automóveis, motocicletas e outros equipamentos, e também de seus processos produtivos em todo o mundo, em comparação com os níveis obtidos em 2000.

EM 2011, A MARCA ESTABELECEU A META DE REDUZIR EM 30%, ATÉ 2020

O Parque Eólico da Honda Energy fica em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul. Ele produz o suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da planta de Sumaré, no interior de São Paulo. O escritório administrativo no bairro do Morumbi, na capital paulista, e o centro logístico, em Paulínia (SP), também são supridos pela estrutura construída em terras gaúchas.

Em 2017 foram entregues 79.194 MWh de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional, responsável por coordenar e controlar toda a rede de produção e transmissão de eletricidade no Brasil. No acumulado, desde janeiro de 2015, o número alcançado é de 221.000 MWh, quantidade que viabilizou a produção sustentável de 403 mil carros.

Até a metade do ano passado, o Parque Eólico registrou em mais de 15 mil toneladas o volume de CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera. A Honda é a única empresa do setor automotivo nacional autossuficiente em energia renovável e também a obter o Certificado de Energia Renovável, cedido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e pela Abragel (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa).

A HONDA É A ÚNICA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO NACIONAL AUTOSSUFICIENTE EM ENERGIA RENOVÁVEL

A estrutura da Honda em Xangri-Lá conta com nove aerogeradores de 3MW, que no total tem uma capacidade de 27,7MW. As 27 pás possuem 55 metros e 15 toneladas cada. Um lugar que com seus números expressivos se torna uma grande ajuda ao meio-ambiente.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago