Melhore a exibição dos produtos e aumente suas vendas
Um dos principais pontos na hora de atrair o consumidor até a loja é a maneira de organizar a exibição dos produtos nas prateleiras. A disposição das peças e componentes parece não ser importante, mas é fundamental para melhorar o fluxo da autopeça e deixar o ambiente da venda mais agradável. A importância visual é a protagonista da Universidade do Balcão.
Existem fórmulas que são simples de seguir. No caso das gôndolas, como as de lojas maiores, a esquematização é a seguinte:
- Acima da cabeça: Produtos de menor interesse do seu cliente
- Altura dos olhos: A área nobre. Aqui devem ser colocados produtos com maior margem de lucratividade. O campo de visão atinge diretamente os consumidores.
- Linha da cintura: Produtos de grande procura
- Abaixo da cintura: Produtos mais baratos, porém essenciais.
- Chão: Produtos pesados
- Na ponta das gôndolas: Promoções e ofertas
Outras estratégias:
- Organize tudo por categorias e subcategorias
- Deixe itens que o consumidor compra por impulso perto do caixa
- Rótulo do produto sempre virado para frente
- Utilize materiais de merchandising com cuidado, evite que eles obstruam a visibilidade dos produtos
- Evite o excesso de informação, de imagens e escrita
- Para destacar um produto, coloque-o cerca de 1,50m da entrada da loja e do lado direito. Essa parte do estabelecimento proporciona maior atração visual
Iluminação:
A iluminação adequada da loja ajuda nas vendas. Um comércio bem iluminado acaba se tornando um ambiente confortável para o consumidor. Além disso, permite direcionar o foco da atenção para os produtos em destaque.
Fachada:
A parte de fora da loja também tem que estar em bom estado, já que é a cara do negócio. O aspecto externo é muito importante e deve estar sempre limpo. Além disso, a presença de um letreiro com o nome do estabelecimento é essencial para chamar a atenção de possíveis consumidores.
Compartilhe