Multas aumentam mais de 50%

 Multas aumentam mais de 50%

Você sabia que a partir de novembro as multas vão aumentar mais da metade em valor? Uma significante alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) promovida pela presidente Dilma Roussef antes de seu afastamento causará o aumento entre 53% e 66% nas multas de todos os tipos de infrações. Além disso, a partir de novembro, quando começa a vigor a nova lei, o valor das multas passará a ser reajustado anualmente de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

multas_aumentam

Outra mudança importante será a mudança em relação à gravidade da multa para o uso do celular ao volante, que passará de média para gravíssima, ou seja, totalizará 7 pontos na carteira. Outra mudança que está inclusa no texto é em relação ao teste do bafômetro ou exame clínico para constatar embriaguez, agora quem se negar a fazer poderá tem a habilitação suspensa por até 12 meses e uma multa de R$ 2934,70. Ainda é bom ficar ligado porque a nova lei criou uma nova multa para quem interromper, restringir ou perturbar o trânsito na via sem qualquer tipo de autorização do órgão de trânsito, a conduta é gravíssima e o valor é multiplicado em 20 vezes, chegando a R$ 5869,40.

Sem dúvidas a mudança mais curiosa foi a exclusão, feita pelos parlamentares, do parágrafo que previa pena mais rigorosa para os autores de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, ao volante em caso de condução sob efeito de bebida ou ao disputar rachas. Os valores tiveram aumento de 66% para as multas leves e 53% para as médias, graves e gravíssimas. A partir de novembro é bom redobrar a atenção!

Compartilhe