O atendimento ao cliente pode até parecer banal para o balconista, mas nem de longe pode ser considerado algo simples de ser feito. Na hora da compra, o vendedor deve não apenas persuadir o cliente a comprar, mas também atendê-lo de maneira satisfatória, que o faça se sentir à vontade para voltar ao seu balcão.
Por isso, nada melhor que educação e adaptação a cada estilo de comprador. A primeira etapa para um bom atendimento deve ser a identificação do perfil do cliente. Ele pode ser questionador, bem-humorado, sério e até mesmo leigo em relação ao que está comprando. Portanto, identifique sua característica e aja de maneira a deixá-lo confortável.
O segundo passo é compreender suas necessidades para indicar o produto mais adequado ao que procura. Mostrar-se proativo e interessado em detalhar as funções de determinada peça, por exemplo, são de bom grado para o comprador.
Por fim, proporcione outro canal de relacionamento com o cliente. Além do encontro presencial, oferecer o número de telefone, WhatsApp, e-mail e outras maneiras de contato pode ser útil para o esclarecimento de dúvidas em relação à mercadoria.
Portanto, um relacionamento com bastante diálogo e empatia pode ser a chave para uma boa venda. Fique atento.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho